Novidades no Kernel do Fedora: suporte Sched_Ext habilitado

Fedora 41 tem suporte para câmera web Intel IPU6 com laptops modernos

Uma mudança no kernel do Fedora agora habilita o suporte Sched_Ext. Agora que o sched_ext foi enviado para o kernel Linux principal como parte dos muitos recursos excelentes do Linux 6.12, as compilações do kernel do Fedora estão preparadas para habilitar esse recurso inovador de agendamento que permite que novas políticas de agendamento sejam carregadas por meio de programas (e)BPF.

CONFIG_SCHED_CLASS_EXT agora está habilitado para as compilações do kernel Linux 6.12+ do Fedora daqui para frente. O kernel do Fedora ARK agora sched_ext habilitado e chegará ao Fedora Rawhide, enquanto para aqueles que estão montando versões estáveis do Fedora serão lançadas com o Fedora Linux 42.

Kernel do Fedora habilita o suporte Sched_Ext

Sched_ext permite algumas inovações bacanas do agendador do kernel Linux e há muito tempo é procurado para o kernel principal, já desenvolvendo seguidores em seu antigo estado fora da árvore.

A classe de agendador extensível para as compilações do kernel do Fedora foi habilitada por meio dessa mudança por Jose Fernandez, que foi mesclada.

Fedora 41 em breve

A versão beta do Fedora 41 possui muitos novos recursos. O Fedora 41 apresenta uma série de atualizações de pacotes, como LLVM 19, LXQt 2.0, Python 3.13, RPM 4.20, PyTorch 2.4, AMD ROCm 6.2, GIMP 3, substituindo Redis por Valkey e muitos outros.

O Fedora 41 também apresenta recursos interessantes, como suporte a unidades de autocriptografia no instalador Anaconda, suporte a câmera Intel IPU6 para laptops Intel Core mais recentes, mídia GNOME Workstation somente Wayland, suporte a driver NVIDIA em sistemas Secure Boot, um novo giro alternativo para Fedora Miracle e muito mais.