O blendOS é uma distribuição Linux que se propõe a ser a melhor. Este é um novo projeto de Rudra Saraswat, conhecido por remixes baseados no Ubuntu, e Ubuntu Unity em particular.
Sendo a melhor distribuição, não seria leviano pensarmos que o blendOS pretende substituir todas as outras distribuições Linux. Claro, isso depende dos usuários Linux. Mas, se essa for realmente a melhor distro, quem sabe um dia ela consiga substituir as demais, não é mesmo?!
blendOS: não apenas mais uma distribuição Linux
blendOS é uma distro baseada em Arch que suporta todos os tipos de pacotes de aplicativos. Se você leu sobre carbonOS e Vanilla OS, deve ter uma boa ideia sobre alguns pontos em comum entre essas distros. Uma delas é a imutabilidade, ou seja, o núcleo/base do sistema operacional permanece inalterado, proporcionando maior segurança e atualizações mais simples e confiáveis.
Da mesma forma, o blendOS tem os seguintes destaques principais: sistema operacional imutável; suporte para vários gerenciadores de pacotes, incluindo apt, dnf, yum, pacman e yay; suporte a vários ambientes de desktop; flathub Store como um aplicativo de desktop.
O blendOS usa Jade GUI, o instalador do Crystal Linux, para fornecer uma experiência de instalação perfeita. E a loja Flathub pode instalar aplicativos diretamente e não baixar arquivos flatpakref, como seria de esperar.
Para fazer todos os pacotes de distribuição funcionarem, o blendOS usa seu gerenciador de pacotes blend. Isso garante ainda mais praticidade aos usuários da distribuição. Além disso, você ainda pode usar o pacman de um shell por meio de um contêiner do Arch.
O blendOS suporta macs T2, ou seja, Macs Intel fabricados após 2018. Portanto, se você quiser experimentar em um dispositivo que já possui, o blendOS deve funcionar com ele.
Algumas mudanças imediatas esperadas do blendOS
- Distrobox será substituído por sua implementação usando Podman;
- Uma nova ferramenta de configuração GUI, com suporte para gerenciamento de sobreposições e contêineres.
Então, sim, o que você vê agora está sujeito a mudanças. No entanto, ainda é algo que parece emocionante. Você pode ler sobre as mudanças planejadas em sua postagem no blog oficial e explorar o blendOS em sua página do GitHub.
Não podemos afirmar que essa distribuição substituirá todas as outras, mas, certamente, ela tem grandes chances de se tornar a preferida de muitos usuários Linux. Para ser a única distro e a mais perfeita entre as outras, talvez ainda demore bastante até que se consiga esse feito.