Depois de muitas polêmicas desde o fim da distribuição estável, o CentOS, um genérico do Red Hat Enterprise Linux, deve estrear, em breve, o CentOS Stream 10 que toma forma e possui kernels Fedora do Kmods SIG. Lembrando que o CentOS 7 chegou ao fim da vida útil há alguns dias. Assim, o CentOS Stream 10 deve ser a base futura do RHEL 10. Esta é só mais uma novidade junto a outras iniciativas em andamento relacionadas ao CentOS Stream.
O projeto CentOS publicou sua atualização de status de junho de 2024 para descrever o trabalho interessante realizado nas últimas semanas. Em junho, as mais novas imagens de composição do CentOS Stream 10 foram disponibilizadas para testes e desenvolvimento. Essas imagens do CentOS Stream 10 ainda não são destinadas à produção, mas estritamente para testes iniciais, desenvolvimento e feedback. Os alvos do CentOS Stream 10 também estão agora disponíveis através do CentOS Community Build Service.
Com o CentOS Kmods Special Interest Group (SIG), além de seus módulos de kernel para kernels Enterprise Linux, o grupo começou a fornecer compilações de kernel com sabor de Fedora. Esses kernels com sabor Fedora para uso no CentOS estão rastreando os kernels estáveis Linux mais recentes, bem como as versões do kernel Linux LTS.
CentOS Stream 10 toma forma e possui kernels Fedora do Kmods SIG
O CentOS ISA SIG também tem feito progressos no fornecimento de compilações de pacotes otimizadas direcionadas a níveis mais altos de recursos de microarquitetura x86_64. Eles também foram capazes de upstream algumas otimizações de desempenho de função de cadeia de caracteres x86 de seus repositórios SIG para o CentOS Stream principal.
Há também um novo pacote “centos-release-isa-override” disponível no CentOS Stream 9 para substituir pacotes com otimizações de CPU que não podem ser incorporados ao CentOS Stream 9 propriamente dito. O grupo também destacou meus recentes benchmarks ISA otimizados para CentOS.
Mais detalhes sobre as atividades recentes do CentOS podem ser encontrados no blog CentOS.org.