Clear Linux agora lidará com até 512 núcleos de CPU/vCPUs

Clear Linux agora lidará com até 512 núcleos de CPU/vCPUs

O sistema operacional Clear Linux da Intel roda no AMD EPYC 4th Gen “Genoa” com ótimos resultados de desempenho. Isso apesar do kernel do Clear ficando limitado a 320 dos 384 núcleos lógicos de CPU disponíveis para a configuração EPYC 9654 2P. No entanto, o kernel agora foi ajustado para lidar com até 512 CPUs. Portanto, o Clear Linux agora lidará com até 512 núcleos de CPU/vCPUs.

O kernel Clear Linux foi definido como 320 para seu NR_CPUS ajustável como um valor considerado suficiente anos atrás, mas não é mais o caso quando com as CPUs AMD EPYC Genoa agora pode haver até 96 núcleos e 192 threads por soquete ou 384 threads e núcleos lógicos no total para um sistema de dois soquetes.

Clear Linux agora lidará com até 512 núcleos de CPU/vCPUs.

Esse descuido foi corrigido com o kernel Clear Linux definindo o valor para 512, o que deve ser suficiente por enquanto, mas ainda abaixo do limite superior de 8192 NR_CPUS definido por algumas compilações de kernel do fornecedor de distribuição Linux.

O limite de CPU revisado para o Clear Linux será reduzido para um kernel atualizado e repetirei os benchmarks no EPYC 9654 2P para ver mais cargas de trabalho agora, realmente empurrando essas CPUs Genoa de ponta a todo vapor.

Clear Linux da Intel ajudando o AMD EPYC Genoa a atingir novos patamares de desempenho

Semelhante aos excelentes resultados do Clear Linux otimizado para desempenho da Intel no Ryzen 9 7950X , fazer uso do Clear Linux nos novos processadores EPYC “Genoa” de 4ª geração também ajuda a maximizar o desempenho desses processadores de servidor AVX-512. Aqui estão alguns benchmarks iniciais.

Embora a Intel otimize sua distribuição Clear Linux para seu próprio hardware, a distribuição Linux amplamente ajustada há muito tempo funciona bem em plataformas AMD há anos, devido à semelhança de x86_64 e sem verificações arbitrárias em torno da presença da CPU Intel. Com os novos processadores AMD Ryzen e EPYC Zen 4, o uso do Clear Linux é ainda mais interessante, pois é uma das poucas distribuições Linux que fornece otimizações prontas para uso em torno do AVX-512 que são novidades no lado AMD com Zen 4.

A Clear Linux, buscando maximizar o desempenho em servidores Xeon, há anos oferece bibliotecas sintonizadas AVX-512 que são carregadas quando instaladas em plataformas compatíveis com AVX-512. Portanto, agora para os processadores Zen 4 existe o potencial para um desempenho ainda melhor do lado da AMD em comparação com as distribuições Linux mais convencionais e suas otimizações de desempenho menos agressivas.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile