Clonezilla Live agora corrige falha para backdoor XZ e vem com o Linux 6.7

Clonezilla Live agora corrige falha para backdoor XZ e vem com o Linux 6.7
Distribuição Clonezilla Live 3.0.1 lançada com kernel Linux 5.18

A distribuição Clonezilla Live recebeu uma correção importante contra o backdoor XZ e também possui o Linux 6.7. Clonezilla Live 3.1.2-22 já está disponível adicionando duas novas ferramentas ao sistema ao vivo, ou seja, powermgmt-base e pdsh, e corrigindo vários bugs.

Steven Shiau lançou hoje uma nova versão de seu sistema Clonezilla Live para clonagem/imagem de disco baseado no poderoso software Clonezilla, Clonezilla Live 3.1.2-22, que adiciona um kernel mais recente e corrige o sistema ao vivo contra o backdoor XZ mais recente.

Clonezilla Live 3.1.2-22 é a segunda parcela da série Clonezilla Live 3.1.2 principalmente como uma versão de emergência para corrigir o sistema ao vivo contra o recente backdoor XZ, rebaixando o pacote xz-utils da versão 5.6.0 para a versão 5.4.5, esta última não sendo afetada pelo backdoor, o que permitiu que um invasor remoto comprometesse o servidor SSH.

Clonezilla Live agora é corrigido contra o backdoor XZ, alimentado por Linux 6.7

Clonezilla Live agora corrige falha para backdoor XZ e vem com o Linux 6.7

Como tal, você deve excluir o Clonezilla Live 3.1.2-9 ISO anterior do seu sistema e usar esta nova versão em vez disso, que também vem com um kernel mais recente, ou seja, Linux 6.7.9-2 dos repositórios Debian Sid. A versão anterior do Clonezilla Live usava o kernel Linux 6.6.11-1, então o novo kernel deve fornecer um melhor suporte de hardware.

Fora isso, a versão 3.1.2-22 do Clonezilla Live adiciona um novo formato para mensagens enviadas para , usando uma vírgula (,) para separar as mensagens, adiciona as ferramentas e ao sistema ao vivo e atualiza o pacote para a versão 2.0.11.ocsmgrdpowermgmt-basepdshezio

Ele também adiciona suporte para girar arquivos de log relacionados ao Clonezilla e suporte para receber novas mensagens de formato de clientes, corrige um bug que impedia que as mensagens fossem enviadas no modo Bluetooth e remove o parâmetro dos parâmetros de inicialização devido a um bug ao criar um ISO personalizado usando o utilitário.ocsmgrdip=ocs-iso

O script também foi atualizado para negá-lo explicitamente, não apenas comentá-lo, o que deve evitar distorção de com . Claro, o sistema subjacente foi atualizado e está sincronizado com o repositório Debian Sid a partir de 8 de abril de 2024.disable_sudo_use_ptygpmjfbterm

Clonezilla Live 3.1.2-22 está disponível para download agora mesmo no site oficial como imagens ISO ao vivo para sistemas de 32 bits e 64 bits. Novamente, é altamente recomendável que você use esta nova versão do Clonezilla Live para todas as suas tarefas de criação de imagens de disco ou clonagem, em vez de qualquer uma das versões anteriores devido ao backdoor XZ.

9to5Linux