Ao contrário do Windows e do macOS, que são sistemas operacionais proprietários, o Linux é totalmente de código aberto. Isso permite que usuários e organizações criem seus próprios sabores de Linux na forma de distribuições. E, claro, existem centenas de outras distribuições, cada uma ajustada para atender aos critérios de seus usuários. Neste artigo, abordaremos 5 excelentes distros Linux que são subestimadas.
5 ótimas distros Linux
Elementary OS: uma distro com UI limpa e ambiente de área de trabalho sólido
Se você está cansado do design do Ubuntu e deseja uma distribuição fácil de usar com uma interface semelhante ao macOS, o Elementary OS é o que você deve escolher. Por padrão, ele usa a interface de desktop Pantheon, que possui alguns dos melhores temas. Com seu dock de aplicativo intuitivo, suporte para gestos do touchpad e suporte sólido à GPU, o Elementary OS tem todos os ingredientes de um excelente sistema operacional para iniciantes que desejam mergulhar no Linux.
Infelizmente, ele tem uma falha importante que o restringe ao final da lista. O Elementary OS não possui um caminho de atualização direto entre as versões principais. Isso significa que você terá que reinstalar todo o sistema operacional se quiser a versão mais recente do elementary OS em seu sistema. Mas este é o único problema.
Endeavour OS
O EndeavourOS é baseado no Arch. Graças aos seus elementos GUI simples e temas personalizados, o EndeavourOS é uma alternativa sólida ao Manjaro para iniciantes que desejam mudar do Debian ou Fedora, mas não querem ficar sobrecarregados com a natureza “faça você mesmo” do Arch Linux.
Além do bloatware mínimo, o instalador online permite escolher entre oito gerenciadores de desktop, o que é sempre uma vantagem se você deseja uma interface de usuário com a qual esteja familiarizado. Outro aspecto interessante do EndeavourOS é que ele está disponível como um ambiente GUI completo e ISO headless para a maioria dos sistemas baseados em ARM, incluindo o recém-lançado Raspberry Pi 5.
Q4OS: uma distro Linux ideal para ressuscitar PCs antigos
Q4OS é uma distribuição Linux rápida e leve que oferece desempenho sólido sem comprometer os elementos de design. Ele suporta o Trinity Desktop Environment altamente otimizado e eficiente em recursos, tornando-o a distro perfeita para trazer seu sistema antigo de volta à vida.
O instalador do Windows fornecido por esta distribuição baseada em Debian oferece uma maneira conveniente de inicialização dupla no Windows 11 e Q4OS. Tendo instalado recentemente o Q4OS em um laptop Lenovo G510 com uma década de existência, posso garantir que é um dos melhores sistemas operacionais leves para sistemas desatualizados.
Nobara: Ótimo para jogadores
Baseado no Fedora, Nobara é uma distribuição Linux fantástica que apresenta diversas otimizações para torná-lo adequado para jogos. Isso inclui detecção de GPU e instalação automática de driver para placas gráficas Nvidia e pacotes pré-instalados voltados para jogadores, como Wine, Lutris, ProtonUp-QT, MangoHUD e Steam.
Nobara não é útil apenas para jogadores; o sistema operacional também funciona bem com Blender, OBS Studio, DaVinci Resolve e outros aplicativos de produtividade com uso intensivo de GPU. Em termos de interface do usuário, ele tem um design elegante que não é tão repleto de estética de jogador quanto outras distros de jogos como Garuda.
NixOS
O NixOS é a distribuição Linux mais exclusiva. Este sistema operacional declarativo é centrado em arquivos de configuração e você pode usá-los em conjunto com o todo-poderoso shell Nix para executar quase todas as tarefas, incluindo modificar configurações do sistema, reverter alterações e instalar pacotes.
NixOS é extremamente robusto e possui alta tolerância a falhas. Cada vez que você modifica os pacotes, ele reconstrói o sistema e o salva como uma nova geração. Se você encontrar problemas com os pacotes modificados, poderá restaurar o estado original do sistema executando um comando simples. Ao contrário da maioria das distribuições Linux, o NixOS instala pacotes em diretórios isolados. Isso ajuda a evitar conflitos quando vários programas exigem versões diferentes da mesma dependência.