O Projeto Debian anunciou neste final de semana o lançamento e a disponibilidade do Debian 12.1. Esta é a primeira atualização ISO para a mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”. Sendo assim, o Debian 12.1 “Bookworm” vem com 89 correções de bugs e 26 atualizações de segurança.
O Debian 12.1 chega seis semanas após o lançamento do Debian GNU/Linux 12 “Bookworm” para fornecer àqueles que desejam implantar o sistema operacional em novo hardware uma mídia de instalação atualizada onde você não terá que baixar centenas de atualizações dos repositórios após a instalação.
Como tal, o Debian 12.1 inclui todas as atualizações de segurança e software lançadas desde 10 de junho de 2023 para a série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”. Em números, a nova versão ISO inclui um total de diversas correções de bugs para 89 pacotes e 26 atualizações de segurança.
Debian 12.1 “Bookworm” lançado com 89 correções de bugs e 26 atualizações de segurança
Para obter detalhes técnicos sobre essas correções de segurança e bug, confira a página de anúncio de lançamento. As novas imagens ISO estão disponíveis para download agora no site oficial, mas o Projeto Debian nos lembra que este primeiro lançamento do Debian 12 pontos não constitui uma nova versão da série Bookworm.
As expected, Debian 12.1 installation images are available for 64-bit (amd64), 32-bit (i386), PowerPC 64-bit Little Endian (ppc64el), IBM System z (s390x), MIPS 64-bit Little Endian (mips64el), MIPS 32-bit Little Endian (mipsel), MIPS, Armel, ARMhf, and AArch64 (arm64) hardware architectures.
Por outro lado, também existem imagens ao vivo do Debian 12.1 com os ambientes de desktop KDE Plasma, GNOME, Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon e MATE pré-instalados, mas apenas para sistemas de 64 bits. Uma imagem NetInstall também está disponível para download para aqueles que desejam instalar o Debian pela rede.
Como de costume, recomenda-se que os usuários existentes do Debian GNU/Linux 12 “Bookworm” mantenham suas instalações atualizadas o tempo todo para receber as últimas correções de segurança e bug executando os comandos a seguir em um emulador de terminal ou console virtual.
sudo apt update && sudo apt full-upgrade