Deepin 23 quer recuperar título de desktop Linux mais bonito

Deepin 23 quer recuperar título de desktop Linux mais bonito

A distribuição Linux Deepin 23 quer recuperar título de desktop Linux mais bonito. Este pelo menos era o consenso geral até pouco antes da pandemia de Covid-19 e o surgimento de novos, belos e eficientes ambientes de trabalho.

Mas então outros desktops tomaram conhecimento e começaram a renovar ou até mesmo adotar o Deepin Desktop, dando-lhe alguns ajustes personalizados para levá-lo ao próximo nível. O consenso rapidamente se tornou que Deepin tinha uma concorrência séria. Os desenvolvedores de distribuições como Zorin OS e Rhino Linux levaram isso a sério e aumentaram seus jogos.

Os resultados foram uma enxurrada de lindos ambientes de desktop para o sistema operacional Linux.

Durante todo o tempo, os desenvolvedores do Deepin continuaram avançando, permitindo que o ambiente de desktop evoluísse e se tornasse algo ainda mais amigável (e igualmente atraente).

Com o lançamento beta da próxima versão 23 do sistema operacional para desktop, o Deepin mais uma vez prova que pode entregar algo especial. Baixei o ISO beta mais recente para a distribuição e criei uma VM VirtualBox. Assim que a instalação foi concluída, eu entrei e tudo o que eu podia fazer era acenar e sorrir.

Deepin fez isso de novo… recuperou seu lugar no (ou perto) topo da distribuição de desktop Linux mais bonita do mercado.

Mas a aparência não é tudo. O Deepin percorre um longo caminho para tornar o Linux fácil o suficiente para que qualquer pessoa possa mergulhar, sem qualquer experiência, e começar a usar o sistema operacional. Clique duas vezes nesse ícone e você verá um dos melhores aplicativos “Bem-vindos” no ecossistema Linux.

Deepin 23 quer recuperar título de desktop Linux mais bonito

A partir desse aplicativo, você pode acessar notícias sobre o Deepin, se comunicar com outros usuários do Deepin, arquivar relatórios de bugs, fazer sugestões, localizar recursos úteis, juntar-se à equipe interna e ler notícias da comunidade. A única coisa que você não obtém com o aplicativo Deepin Home é o acesso rápido a recursos frequentemente usados (como Configurações, App Store, etc.). Felizmente, você encontrará lançadores para essas coisas no documento na parte inferior da tela.

Você também pode clicar no botão do menu principal (lado esquerdo do documento) para revelar o menu semelhante ao do Windows 11.

  • Browser (based on Chromium)
  • Deepin Music;
  • Device Manager (helps you manage hardware and drivers);
  • Deepin Draw (a simple drawing tool);
  • LibreOffice;
  • Deepin Mail;
  • Deepin Movie;
  • Deepin Voice Notes;
  • Deepin Text Editor.

Anos atrás, eu teria sido totalmente contra o uso de uma pilha de ferramentas criadas pela mesma equipe de desenvolvedores. Mas depois de ver como todas as ferramentas Deepin são bonitas (e como elas podem ser bem integradas com o desktop), tudo faz todo o sentido, de uma maneira muito Apple. Ao fazer isso, tudo funciona em um nível que foi relegado ao MacOS por algum tempo.

Deepin 23 quer recuperar título de desktop Linux mais bonito.

E, sim, eu facilmente afirmaria que o Deepin é o MacOS do Linux e, como alguém que usa ambos, acredito firmemente que isso é uma coisa boa. Dado o quão ocupado eu me tornei ao longo dos anos, a importância de ter um sistema operacional de desktop que funcione em harmonia consigo mesmo e comigo não pode ser exagerada. E o beta de Deepin 23 ajuda muito a provar que está à altura dessa tarefa.

O Deepin é baseado no Debian, então ele usa o gerenciador de pacotes apt. A única falta que encontrei é que ele não inclui nem o Snap nem o Flatpak fora da caixa. Felizmente, isso pode ser remediado com comandos como:sudo apt-get install snapd -y sudo apt-get install flatpak -y

O que há de novo na v23?

No que diz respeito ao que você pode esperar ser novo com a versão mais recente, aqui está uma pequena lista:

  • Novos papéis de parede
  • Novos repositórios
  • Adicionado kernel HWE 5.18
  • Suporte para atualizações atômicas e reversão do sistema
  • Suporte para o novo formato de pacote Linglong (juntamente com o aplicativo Linglong mínimo).

Quanto aos pacotes Linglong, provavelmente os evitarei por algum tempo, pelo menos até que se prove que são confiáveis. Até lá, se eu optasse por migrar para o Deepin, eu ficaria com aplicativos de repositórios Debian e instalações do Snap/Flatpak.

Você pode baixar um ISO do Deepin 23 beta 3 na página oficial de download, mas eu não sugeriria usar isso para ambientes de produção. Novamente, esta é uma versão beta, então espere que os problemas apareçam de vez em quando.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile