Alguns dias atrás, a equipe do Deepin deu uma prévia do próximo lançamento do Deepin 23 com novas atualizações de recursos e detalhes adicionais. No entanto, recentemente, surgiu uma outra surpresa em relação a esta distribuição chinesa. Em um post recente no subreddit oficial do Deepin, a equipe anunciou que o Deepin 23 não seria mais baseado no Debian. Portanto, o Deepin 23 vai abandonar o Debian e se tornar independente.
Em vez de ter o Debian, o Deepin 23 será uma distribuição independente com Linux Kernel em seu núcleo com componentes adicionais de código aberto.
Em 2022, uma nova versão – deepin 23 Preview será lançada oficialmente. Espera-se que seja construído a partir do kernel Linux e outros componentes de código aberto sem depender das comunidades de distribuições upstream, e para fornecer serviços básicos e a base para o estabelecimento de um upstream independente.
Deepin
Quando o projeto Deepin começou, era baseado no Ubuntu. Porém, em 2015, mudou sua base para o ramo estável do Debian. Desde então, continuou sua jornada com uma contribuição monetária para várias conferências Debian como patrocinadores. E agora, parece se afastar dos derivados centrais que emergiram do Ocidente.
Novo formato de empacotamento Linglong
Além disso, no anúncio inicial do Deepin 23, a equipe também apresenta um novo formato de pacote, Linglong, semelhante ao Flatpak, Snap ou Appimage. O novo formato de pacote Linglong seria a base para o Deepin 23.
Isso significa que é evidente que o Deepin 23 pode se afastar do sistema de embalagem APT, o que alimentará sua visão de “Distro Independente”.
Pode haver algo mais em jogo aqui. Depois que o Deepin 23 for lançado e adotado em toda a “República”, pode ser mais fácil enviar alguns pacotes e aplicativos de pré-carregamento para “maior rastreamento e controle” – o que pode não ser possível com a natureza aberta do Debian ou Ubuntu.
Deixando a política de lado, a “justificativa” para a criação de um novo formato de pacote são as “falhas” existentes nos formatos Flatpak e Snap hoje. Assim, o novo formato é Linglong. Acredito que seja um argumento frouxo.
Por que o Deepin 23 vai abandonar o Debian e se tornar independente?
O gerenciamento de pacotes é um produto complexo e continua a evoluir. Se houver algumas falhas, a equipe teria que contribuir para melhorá-las a montante. Por que reinventar a roda fragmentando ainda mais o desktop Linux?
No entanto, toda a direção parece ter mais controle sobre o sistema operacional que é popular e usado por muitos em um país específico.
Mais detalhes sobre o Deepin 23 estarão disponíveis nos próximos dias e fique ligado aqui para todo o desenvolvimento.