Fedora 31 apresenta mais novidades
Fedora

O Fedora dispensa apresentações. Mas de qualquer forma, iremos mostrar dez razões para usar o Fedora como distribuição. Esta é uma das distribuições Linux mais populares ao lado de grandes nomes como Ubuntu, Debian e Red Hat. Porém, caso você esteja vendo pela primeira vez a distro, deve saber que é ela é personalizável e apoiada pela Red Hat, famosa por oferecer aos usuários os recursos mais recentes, mantendo-se fiel à comunidade de código aberto.

Quais razões para usar o Fedora?

Hoje, quero compartilhar alguns motivos rápidos para você usar o Fedora. E se você estava prestes a não escolher rodar o Fedora, espere até o final do artigo.

O Sistema Operacional Fedora é chamado de distribuição Linux de ponta, porque está sempre sendo implementado com o software mais recente, atualizações de drivers e recursos do Linux. Isso contribui para o motivo pelo qual você pode usar o Fedora com confiança assim que a instalação estiver completa – ele vem com o kernel estável mais recente junto com todos os seus benefícios.

Por exemplo, o Fedora é a primeira grande distribuição a usar systemd como seu init sistema padrão e a primeira grande distro a usar o Wayland como seu protocolo de servidor de exibição padrão.

2. Uma boa comunidade

O Fedora tem uma das maiores comunidades do mundo, com um fórum composto por muitos usuários, que terão todo o prazer em ajudá-lo a resolver quaisquer problemas.

Isso é separado do canal Fedora IRC e da grande comunidade Reddit, que você também pode acessar gratuitamente para aprender com outros usuários e compartilhar experiências.

3. Fedora Spins

O Fedora está disponível em diferentes versões conhecidas pela comunidade como “spins”. Cada spin usa um ambiente de desktop diferente do Gnome Desktop padrão. Os spins atualmente disponíveis são o KDE Plasma, o XFCE, o LXQT, o Mate-Compiz, o Cinnamon, o LXDE e o SOAS.

4. Melhor gerenciamento de pacotes

Ao contrário do Debian e do Ubuntu que usam o dpkg com um front-end oficial do apt, o Fedora usa o gerenciador de pacotes RPM com um front-end dnf. Os pacotes RPM são geralmente mais fáceis de construir.O RPM também possui mais recursos que o dpkg, como a confirmação de pacotes instalados, histórico e reversão etc.

5. Uma experiência única de Gnome

O projeto Fedora trabalha em estreita colaboração com a Fundação Gnome. Assim o Fedora sempre recebe a versão mais recente do Gnome Shell. Portanto, seus usuários começam a desfrutar de seus recursos e integração mais recentes antes que os usuários de outras distros o façam.

6. Segurança Superior

Os usuários de Linux desfrutam de boa segurança graças ao kernel Linux subjacente a cada distro. No entanto, os desenvolvedores do Fedora foram ainda mais longe para incorporar recursos avançados de segurança dentro da distro através do  Security-Enhanced Linux (módulo SELinux).

O SELinux é um módulo de segurança do kernel que permite suporte para acessar políticas de segurança, por exemplo, gerenciando direitos de permissão. Você pode ler mais sobre o SELinux aqui.

7. Fedora é apoiado pela Red Hat

A Red Hat é fornecedora líder mundial de software corporativo de código aberto com uma abordagem baseada na comunidade para fornecer soluções em tecnologias de nuvem, contêiner e Kubernetes.

O Fedora é apoiado pela comunidade Red Hat para que seus usuários aproveitem as vantagens de obter suporte da comunidade Red Hat, que inclui suporte comercial e constantes atualizações de segurança.

8. Suporte de Hardware

O Fedora desfruta de muitos benefícios, graças às comunidades que o apoiam e um bom exemplo é a facilidade com que o Fedora trabalha em PCs, com impressoras, scanners, câmeras, etc., de diferentes fornecedores. Se você quiser uma distribuição Linux que não lhe traga problemas de compatibilidade, o Fedora é uma boa escolha.

As chances de descobrir softwares proprietários ou de código aberto dependem da distribuição do Linux que você está usando. Ubuntu, por exemplo, é a distro mais popular entre os usuários domésticos, mas possui software proprietário, incluindo codecs e drivers multimídia, e o Adobe Flash para mencionar alguns. Até mesmo o kernel Linux apresenta alguns bits binários fechados, de modo que o Fedora é fornecido com o kernel Linux-libre como uma substituição de kernel.
Não que o software proprietário seja ruim, mas muitas pessoas preferem usar software de código aberto sempre que podem e alguns se recusam a usar o software fechado completamente.

Não que o software proprietário seja ruim, mas muitas pessoas preferem usar software de código aberto sempre que podem e alguns se recusam a usar o software fechado completamente.

O Fedora não proíbe os usuários de instalarem qualquer software que desejem, mas todos os seus aplicativos padrão são de código aberto e o repositório não possui uma política de software não-livre.

A única desvantagem é que você precisará recorrer ao download de software proprietário de recursos de terceiros. Em todo caso, a filosofia de código aberto do Fedora está entre as mais rígidas da comunidade e você pode gostar disso.

10. Fedora é fácil de usar

As distribuições Linux mais comuns são bem conhecidas por sua facilidade de uso e o Fedora está entre as distribuições mais fáceis de usar. Sua interface de usuário é simples o suficiente para que qualquer um possa inicializar pela primeira vez e se acostumar depois de alguns cliques. Todo o seu software oferece a mesma experiência de usuário que dá aos usuários uma sensação de consistência e familiaridade.

Como esse texto, mostramos dez razões para usar o Fedora. Esperamos que tenha gostado. Caso tenha alguma dúvida, faça parte do nosso grupo do Telegram, busque por @sitesemprepdate.