No mês passado, a Microsoft lançou o primeiro lançamento de produção do CBL-Mariner 2.0, sua distribuição Linux interna usada para alimentar serviços do Microsoft Azure para utilização do WSL e muito mais. Então, neste final de semana, o CBL-Mariner 2.0 obteve uma atualização mensal bastante grande com uma série de correções, atualizações de pacotes e novas adições a esta plataforma “Common Base Linux”. Portanto, a distribuição Linux CbL-Mariner 2.0 da Microsoft agora suporta patching live do Kernel.
Assim, o novo CBL-Mariner 2.0.20220617 é a atual versão que foi lançada da noite para o dia. O Microsoft CBL-Mariner 2.0 atualizado adiciona novos pacotes como o Kpatch para suporte a patches de kernel, bem como permite patches ao vivo para sua configuração de kernel, suporte à inicialização PXE é adicionado ao instalador Mariner e inúmeras outras alterações.
Distribuição Linux CbL-Mariner 2.0 da Microsoft agora suporta patching live do Kernel
Existem atualizações de pacotes como a mudança para Golang 1.18.3, Linux 5.15.45.1 como uma versão mais recente do ponto de kernel Linux LTS, Ncurses 6.3, Redis 6.2.7 e muitas outras atualizações de pacotes impulsionadas principalmente em nome de correções de segurança. Além disso, há uma variedade de correções gerais de bugs para este lançamento CBL-Mariner.
Downloads e mais detalhes sobre esta atualização de distribuição do Microsoft Linux através do GitHub do projeto.
Alguns destaques
- Adiciona definições personalizadas de repo de pacotes na configuração de imagem;
- Adicione o formato de manifesto sem distroless à documentação do kit de ferramentas Adicione emacs SPEC à Mariner;
- Adiciona dependências explícitas de verificação/tempo de execução na liberação de tempo de repaginamento no detector de problemas de nó para corrigir o teste;
- Add iana-etc como dep de tempo de execução para fping;
- Adiciona e2fsprogs ausentes dep para nuvem-init;
- Adiciona o nopatch para 2022-1734;
- Adiciona a ferramenta DE empacotador SPEC e remova o empacotador symlink em conflitos de cracklib-dicts com a ferramenta de empacotador Add Provides aos certificados prebuilt-ca;
- Adiciona suporte pxe-boot no instalador Mariner;
- Adiciona dependências de tempo de execução;
- Adicionar pacote usrsctp;
- Adicione o pacote kpatch;
- Muda a política selinux para permitir que domínios não confiscos manipulem seus próprios fds.
Atualização anterior foi uma das maiores
A nova versão do CBL-Mariner 2.0 surgiu no último mês de maio. Naquela oportunidade, a Microsoft não divulgou maiores detalhes sobre quais recursos fariam parte da versão. Depois disso, já no começo deste mês, a Microsoft lançou uma atualização estável bastante robusta para sua distribuição CBL-Mariner 2.0.
O CBL-Mariner 2.0.20220527 foi lançado na sexta-feira como a versão mais recente de sua distribuição Linux interna. Esta atualização mensal atualizada para o CBL-Mariner 2.0 inclui a adição de novos pacotes como quota e sdbus-cpp ao conjunto de pacotes base, ao mesmo tempo em que restaura alguns como Gzip e sed na imagem do contêiner base. Existem também várias atualizações de pacotes como parte desta nova versão.
Esta foi uma grande atualização para o CBL-Mariner 2.0 em comparação com a maioria das atualizações mensais da Microsoft para sua distribuição Linux. A lista completa de alterações para esta atualização mais recente do CBL-Mariner pode ser encontrada no GitHub. Na página leia-me do CBL-Mariner, há links para os ISOs do CBL-Mariner 1.0 e 2.0.