Kaisen Linux Rolling 2.1 foi oficialmente lançada. A nova versão da distribuição Linux é marca por um período de 6 meses em intenso desenvolvimento. As novidades do Kaisen Linux 2.1 vão desde mudança nos papéis de parede, até otimizações de recursos e pacotes.
Como dito, a nova versão do sistema conta com novos papéis de parede, diversas melhorias gráficas como no plymouth, menus e logins. No entanto, para os usuário mais técnicos, Kevin Chevreuil disse no anúncio oficial que houve mudanças significativas. A base do sistema é o Debian de lançamento contínuo. Além disso, já podemos dizer que o Kaisen Linux já pode participar da nossa lista com as melhores distribuições Linux.
Novidades do Kaisen Linux Rolling 2.1
Dentre todas as novidades na nova versão do Kaisen Linux, foi destacada a mudança no Terminal padrão do Kaisen, o ZSH não é mais o padrão. Mas, a mudança ocorreu porque os usuários começaram a pedir a volta do Bash como padrão.
Mas, para aqueles que preferem o ZSH, há um tutorial que ensina a voltar o ZSH e deixá-lo como padrão novamente no Kaisen Linux.
Para quem gostava do tema Conky, saiba que ele também passou por modificações. Agora, ele não é mais instalado por padrão com as GUIs, porém permanece a disposição para quem quiser baixar e instalar, o pacote chama-se kaisen-conky.
Os ajustes visuais foram realizados para polir melhor o novo Kaisen Linux Rolling 2.1. As famosas ferramentas de gerenciamento de senhas apg, keeppassxc e pwgen agora estão devidamente categorizados. A partir de agora basta acessar o menu e ir em Ferrametnas Diversas.
Os pacotes do VirtualBox foram bifurcados e retrabalhados para instalar o arquivo /etc/modules-load.d/virtualbox.conf quando os pacotes do VirtualBox são instalados. Isso permite que os módulos sejam carregados automaticamente na inicialização sem instalar todo o metapacote que fornece o VirtualBox.
O Docker agora usará o driver de armazenamento overlay2 por padrão. O Docker costumava usar o driver de armazenamento BTRFS quando o BTRFS é usado no Kaisen Linux. Isso causou uma considerável falta de espaço devido aos instantâneos BTRFS de contêineres.
O uso do driver Docker overlay2 corrige esse problema sem precisar reparticionar especificamente seu sistema para o Docker. O conffile que gerencia esse parâmetro está localizado em /etc/docker/daemon.json.
Uma ferramenta interna chamada kaisen-winkey-recovery foi desenvolvida para recuperar a chave OEM do Windows presente na placa-mãe dos computadores sendo integrada por padrão com as ferramentas de hardware. O objetivo desta ferramenta é recuperar esta chave para reinstalar o Windows. Kaisen Linux disse que não são responsáveis ??por qualquer uso ilegal desta chave recuperada com esta ferramenta.
Ambiente de Desktop do Kaisen Linux Rolling 2.1
Os ambientes de desktop padrões do Kaisen Linux Rolling 2.1 são o KDE e o MATE. Neste lançamento, o MATE foi atualizado para a versão 1.26.0 e o KDE para a versão 5.24.5.
Ferramentas e recursos do Kaisen Linux Rolling 2.1
A lista abaixo são as novas ferramentas de sistemas de arquivos disponíveis no Kaisen Linux:
- NTFS-3G
- gvfs
- gvfs-fusível
- wimtools
A lista abaixo são as novas ferramentas disponíveis para usários técnicos no Kaisen Linux:
- iotop
- czkawka (encontrar arquivos duplicados)
- dc3dd
- dupeguru (encontrar arquivos duplicados)
- gtkstresstesting
- nvme-cli
- qphotorec (reempacotamento doméstico do testdisk)
- qt-fsarchiver
- teste de estresse
- kaisen-winkey-recovery (encontre a chave OEM do Windows)
- limpar espaço livre
- wxfixboot
- hwdata
- whdd
A lista abaixo são as novas ferramentas para usuários sysadmins disponíveis no Kaisen Linux:
- borgbackup
- ponte-utils
- rdiff
- smbclient
- clone
A lista abaixo são as novas ferramentas diversas disponíveis no Kaisen Linux:
- Fred
- gpa
- isomaster
- btop
A lista abaixo são as novas ferramentas para usuários DevOps e nuvem disponíveis no Kaisen Linux:
- Gentil
- tripulação
- kubectx
- kyverno
- papagaio
- tfsec
- cofre
- terragruntinho
- pdk
- velero
A lista abaixo são as novas ferramentas de rede disponíveis no Kaisen Linux:
- notwireshark (tshark em python)
- openfortivpn
- linssid
- gtkterm
Ferramentas não mais instaladas por padrão:
- qtop
- memstat
- irqbalance
- squashfuse
- fusível
- fusível
A lista de ferramentas a seguir são as ferramentas que foram atualizadas desde a versão 2.0:
- Linux está agora na versão 5.17.3
- Packer está agora na versão 1.8.1
- Puppet está agora na versão 7.17.0
- O Kubernetes agora está na versão 1.24.1
- GNS3 está agora na versão 2.2.32
- VirtualBox está agora na versão 6.1.34
- GTKhash está agora na versão 1.4
Essas são todas as principais novidades do Kaisen Linux Rolling 2.1, para aqueles que preferem versões mais antigas, podem consultar essa página. Além disso, os usuários também podem reportar possíveis bugs no fórum.