Categorias
Distribuições

Distribuição Linux Nitrux 3.1 renova mecanismo de atualização e software KDE mais recente

A distribuição Linux Nitrux 3.1 traz utilitário de atualização renovado e software KDE mais recente. O sistema agora vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.9, acompanhado do KDE Frameworks 5.111 e KDE Gear 23.08.2. O desenvolvedor e mantenedor do Nitrux, Uri Herrera, anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade geral do Nitrux 3.1 como o instantâneo ISO mais recente para esta distribuição GNU/Linux imutável, livre de systemd e orientada para KDE.

O Nitrux 3.1 está aqui principalmente como uma mídia de instalação atualizada para quem deseja instalar a distribuição em um novo computador ou para usuários existentes que desejam reinstalá-la. Como tal, inclui apenas componentes atualizados, como o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.9 mais recente , acompanhado pelo KDE Frameworks 5.111 e KDE Gear 23.08.2.

Por se tratar de uma nova mídia de instalação, obviamente traz drivers atualizados, como aqueles para chipsets Amlogic Bluetooth, adaptadores Intel Wireless Wi-Fi Link, placas USB-DUX e vários dispositivos Qualcomm, os mais recentes NVIDIA 545.29.02 e AMDVLK 2023. Drivers gráficos Q4.1, pilha gráfica Mesa 23.2.1 e a mais recente atualização de microcódigo AMD para processadores AMD.

O Nitrux 3.1 também vem com um utilitário Nitrux Updater renovado para tornar as atualizações de versões anteriores mais fáceis. A versão mais recente do utilitário Nitrux Update Tool System melhora a confiabilidade da instalação pós-atualização graças à implementação de um novo mecanismo de autoatualização.

Distribuição Linux Nitrux 3.1 renova mecanismo de atualização e software KDE mais recente

O utilitário de atualização do Nitrux também ganhou operação de resgate aprimorada, lógica aprimorada ao criar a partição de backup, suporte aprimorado para GNOME Boxes ao virtualizar o Nitrux, mensagens de status aprimoradas, capacidade de alternar entre vários ramos do utilitário, bem como outras mudanças documentadas aqui.

Nos bastidores, o Nitrux 3.1 é alimentado por um kernel Linux 6.4.15 com sabor de Liquorix. Os desenvolvedores não conseguiram oferecer o kernel Linux 6.5 Liquorix mais recente devido a um problema com o script de gancho initramfs-tools do overlayroot.

Para obter mais detalhes sobre as alterações incluídas neste novo snapshot ISO do Nitrux, confira a página de anúncio de lançamento no site oficial, de onde você também pode baixar o Nitrux 3.1 se desejar realizar uma nova instalação. Os usuários existentes do Nitrux 3.0 precisam apenas atualizar suas instalações para receber os pacotes mais recentes.

9to5Linux

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile