The Amnesic Incognito Live System, ou apenas Tails lança oficialmente mais uma versão com melhorias. A distribuição Linux focada em privacidade, garante o anonimato na web utilizando algumas tecnologias e até nós da rede Tor. Neste lançamento, a equipe do Tails dá destaque a atualização do Linux Kernel, o que garante o suporte a hardware mais recentes.
Novidades do Tails 5.4
Em nota, a equipe de Tails diz que a versão 5.4 conta com o Linux Kernel 5.10.136 agora faz parte da versão mais recente do Tails. Além de garantir o suporte a hardware mais recente, a versão do Linux Kernel 5.10.136 também corrige a vulnerabilidade 19081.
Agora, os usuários do Tails 5.4 podem desativar o HTTPS para aquelas telas de login de Wi-fi. Essas telas de logins Wi-fi, também conhecida por captar dados de clientes, utilizam em alguns casos apenas HTTP. Mas agora é possível usar HTTP ou HTTPS desde que o usuário ative ou desative.
O navegador Tor Browser também recebeu atualizações. Agora, o Tails 5.4 virá com a versão 11.5.2.
Atualizando para o Tails 5.4 a partir de uma versão anterior
Se você já é um usuário do Tails e possui uma versão anterior ao Tails 5.4, não se preocupe. Você não precisa baixar uma nova ISO e realizar todo o processo de configuração. Segundo informações do projeto, basta que você mantenha o armazenamento persistente que todas as atualizações serão baixadas.
Lembre-se que caso você opte por instalar ao invés de atualizar, os dados do armazenamento persistente serão perdidos, esteja atento.
Desta forma, você vai evitar grandes downloads e re-trabalho. Você pode atualizar para o Tails 5.4 a partir to Tails 5.0. Assim, fique atento, versões anteriores ao 5.0 não podem ser atualizadas e caso você tente fazê-la poderá colocar a sua privacidade em risco.
Por fim, a equipe do Tails informou que a versão 5.5 deve ser lançado, se tudo estiver bem, em 20 de setembro deste ano.
Você pode seguir alguns tutoriais criados e atualizados pela equipe do Tails:
- Instalar a partir do Windows
- Instalar do macOS
- Instalar do Linux
- Instale a partir do Debian ou Ubuntu usando a linha de comando e GnuPG
Mas, se você quer baixar o sistema completo e não precisa de ajuda, acesse um dos links abaixo:
Se você é desenvolvedor ou entusiasta do Tails, saiba que é possível acompanhar o trabalho da equipe e também conferir no Git as novidades que vem por aí.