O Distrobox é o software de código aberto que dispara distribuições Linux em contêineres de maneira rápida e fácil para ajudar a aumentar a seleção de pacotes de sua distribuição de host, experimentar facilmente diferentes distribuições e outros casos de uso. Agora, acaba de sair a importante atualização Distrobox 1.4 com as últimas melhorias para este projeto. Assim, o novo Distrobox 1.4 tem atualizações de contêiner mais fáceis e instalação local do Podman para o Steam Deck.
Distrobox é um projeto de código aberto que se baseia em Podman ou Docker para criar contêineres de diferentes distribuições Linux. Esses contêineres Distrobox’ed são totalmente integrados ao host para compartilhar o diretório inicial do usuário, suporte ao aplicativo X11 / Wayland GUI, áudio e outras conectividades.
Distrobox é auto-descrito como:
Use qualquer distribuição Linux dentro do seu terminal. Habilite a compatibilidade com versões anteriores e posteriores com software e a liberdade de usar qualquer distribuição com a qual você se sinta mais confortável.
Distrobox 1.4 tem atualizações de contêiner mais fáceis e instalação local do Podman para o Steam Deck
Com o Distrobox 1.4, há uma nova documentação adicionada para ajudar os usuários do Distrobox a rodar no SteamOS ou no Steam Deck da Valve. Além disso, agora existe o script “install-podman” do Distrobox que instalará o Podman localmente no diretório inicial do usuário. Esta funcionalidade install-podman destina-se a ser útil para usuários do Steam Deck e que desejam que ela esteja no diretório inicial do usuário persistente, em vez de instalação em todo o sistema, que pode ser eliminada com atualizações de software SteamOS devido ao seu manuseio atômico de atualização.
Além disso, o novo Distrobox 1.4 também adiciona um comando de atualização do distrobox para iniciar atualizações para todos os contêineres de uma só vez. Há também um novo comando de entrada do distrobox para adicionar o Distrobox à lista de aplicativos. Outro comando interessante é o distrobox ephemeral para gerar, usar e excluir um contêiner, tudo a partir de um comando.
Alguns dos outros trabalhos com o Distrobox 1.4 incluem melhor manipulação de nomes de usuário AD/LDAP e Kerberos, melhor suporte a hosts NixOS/Guix e várias outras correções e aprimoramentos.
Então, quem quiser fazer downloads e obter mais detalhes sobre a nova versão do Distrobox 1.4 deve fazer isso via GitHub.