Edubuntu é reanimado, 8 anos após ser descontinuado!

edubuntu-e-reanimado-8-anos-apos-ser-descontinuado

O Edubuntu acaba de ser reanimado! Estamos falando de uma distribuição Linux desenvolvida pela Canonical e baseada no Ubuntu, para ambientes escolares. O objetivo central dessa distribuição é proporcionar o professor com conhecimento técnico limitado a habilidade de instalar um laboratório de informática. O Edubuntu tem esta capacidade porque tem um gerenciador de configuração, usuários e processos.

Essa distribuição é desenvolvido em colaboração com professores e técnicos de informática de várias partes do mundo, incorporando técnicas de redes como a do LTSP (Linux Terminal Server Project) facilitando a aprendizagem dos alunos. No entanto, há oito anos havia sido descontinuada. Mas, temos boas notícias para os que amam essa distrinuição.

Edubuntu reanimado

A distribuição Edubuntu, como já dissemos, é baseada no Ubuntu e contém vários tutoriais. Até ser descontinuado em 2016, o Edubuntu era até um dos “Sabores Ubuntu” oficiais. Agora, o mantenedor do Ubuntu Studio reanimou o derivado junto com sua esposa. Então, o Edubuntu está ganhando uma atualização que, deve fazer muitas pessoas felizes.

A versão lançada agora, é baseada no pré-lançamento do Ubuntu 23.04. Em comparação com o Edubuntu original, a versão atual usa a área de trabalho Gnome, que também é usada no Ubuntu. Ou seja, mais elementos do Ubuntu foram adicionadas, o que pode deixar essa distribuição ainda mais parecida com o Ubuntu.

edubuntu-e-reanimado-8-anos-apos-ser-descontinuado

A dupla de desenvolvedores também revisou o logotipo, que, no entanto, é baseado no antigo. Edubuntu usa o tema Yaru em uma variante vermelha para combinar com isso opticamente. Visualmente, isso ficou ainda melhor e traz uma identidade visual para a distribuição bem legal.

Instalação e uso

O Edubuntu pode ser testado com uma imagem ISO correspondente. No entanto, o mantenedor Erich Eickmeyer aponta explicitamente em um post que o trabalho ainda não está completo. Um novo site também está na agenda: se você acessar o antigo endereço edubuntu.org no momento, você terminará automaticamente em ubuntu.com. Talvez você queira esperar mais um pouco antes de instalar essa ISO em seu computador, já que ela deve ganhar melhorias em breve. De qualquer forma, já parece pronto para uso. Então, você pode instalá-lo, caso queira.

A imagem da área de trabalho permite que você experimente o Edubuntu sem alterar seu computador e, a seu critério, instalá-lo permanentemente mais tarde. Você precisará de pelo menos 1024MiB de RAM para instalar a partir desta imagem. Você pode instalar programas educacionais adicionais usando a imagem complementar do servidor de sala de aula.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile