A equipe de desenvolvimento da distribuição Linux Emmabuntüs, o Coletivo Emmabuntüs, informa sobre a disponibilidade do Emmabuntüs Debian Edition 4 1.02. Esta é a segunda atualização menor para a distribuição Emmabuntüs Linux baseada no Debian Bullseye. Emmabuntüs 1.02 traz novidades do Debian Bullseye 11.4 e melhora o suporte de inicialização segura/UEFI.
O Emmabuntüs 1.02 está aqui quase sete meses após o Emmabuntüs 1.01 e é baseado no lançamento do Debian GNU/Linux 11.4 “Bullseye” que chegou no mês passado com 79 atualizações de segurança e 81 correções de bugs diversos.
Suportando os ambientes de desktop Xfce e LXQt na mesma imagem ISO, o Emmabuntüs 1.02 adiciona inicialização UEFI de 64 bits no ISO de 32 bits e vice-versa para melhorar o manuseio de UEFI e Secure Boot, alterna para a fonte Liberation Sans para o Desktop LXQt por padrão e adiciona a opção MemTest86+ ao menu de inicialização UEFI para permitir que você teste a RAM do seu PC quanto a erros.
Emmabuntüs 1.02 traz novidades do Debian Bullseye 11.4 e melhora o suporte de inicialização segura/UEFI
O instalador gráfico Calamares que Emmabuntüs usa para permitir que você instale a distribuição baseada em Debian em um computador também foi atualizado nesta versão com um novo slide sobre a campanha de reutilização que o Coletivo Emmabuntüs está promovendo para trazer de volta à vida computadores muito antigos.
Também receberam atualização no Emmabuntüs 1.02:
- o mapa das salas de computadores no aplicativo de navegação ToGo;
- o agente DWService para acesso remoto e administração;
- bem como o manual do Debian Beginner do arpinux para a versão 11.3.
Como esperado, o Emmabuntüs 1.02 vem com uma seleção de software atualizada que inclui Mozilla Firefox 91.12 ESR, Mozilla Thunderbird 91.12, Ventoy 1.0.79 , Warpinator 1.2.9, Radiotray-NG 0.2.8, TurboPrint 2.53-1, Veracrypt 1.25.9, MintStick 1.4.9 e gSpeech 0.11.0.
Também há correções de bugs. Os desenvolvedores corrigiram problemas com a seleção de teclado não inicializando nos bootloaders SysLinux e GRUB. Além disso, uma falha do Zenity que ocorreu ao instalar novos pacotes de idiomas. Também corrigiram o script de alteração de idioma devido ao instalador Calamares e o script de criação do apt-cache.
Outras mudanças importantes
Esta versão remove os pacotes obsoletos MultiSystem, ndiswrapper e ndisgtk, bem como os complementos Disconnect e HTTPS Everywhere do navegador Mozilla Firefox, pois eles não são mais necessários.
Além disso, o Emmabuntüs Debian Edition 4 1.02 está disponível para download agora mesmo no site oficial como imagens ISO de 64 bits e 32 bits. Então, mais detalhes sobre as mudanças implementadas nesta versão, confira a página de anúncio de lançamento .
Enquanto isso, Patrick d’Emmabuntüs e o Emmabuntüs Collective estão trabalhando no próximo grande lançamento do Emmabuntüs, o Emmabuntüs Debian Edition 5. Esta versão chegará no próximo ano baseado na próxima série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”. Uma versão alfa já está disponível para teste público aqui.