EndeavourOS Cassini traz Linux Kernel 6.0 e novas opções de bootloader

EndeavourOS Cassini traz Linux Kernel 6.0 e novas opções de bootloader
EndeavourOS 22.6 “Atermis” melhora suporte ao ARM

O desenvolvedor do EndeavourOS, Bryan Poerwo, anunciou o EndeavourOS Cassini como o mais recente instantâneo ISO desta popular distribuição. Ela tem lançamento contínuo pois usa como base o Arch Linux trazendo as mais recentes tecnologias GNU/Linux e software de código aberto. Portanto, o EndeavourOS Cassini traz Linux Kernel 6.0 e novas opções de bootloader.

EndeavourOS Cassini chega um pouco mais de três meses depois do EndeavourOS Artemis Nova e traz mais liberdade e diversidade na hora de instalar o sistema ao permitir que você escolha entre GRUB ou systemd-boot como bootloader padrão, além da possibilidade de instalar o sistema sem um bootloader.

Além disso, o Dracut agora é usado para instalar o sistema e há suporte de inicialização dupla para aqueles que instalam o EndeavourOS junto com o Windows, se você usar o GRUB ou o systemd-boot como um gerenciador de inicialização. Além disso, o recurso de submenu do GRUB agora está ativado por padrão e agora é possível criar uma nova partição EFI.

“Isto irá melhorar a experiência de instalar um sistema ao seu gosto desde o primeiro passo,” disse Bryan Poerwo. “Agora também instalamos o sistema com o Dracut, uma ferramenta altamente modular para geração de imagens initramfs, ao invés do mkinitcpio por padrão. Em geral, é superior ao mkinitcpio em sua capacidade de detectar automaticamente os módulos necessários e, para a maioria dos casos de uso, funcionará sem nenhuma configuração adicional.”

EndeavourOS Cassini traz Linux Kernel 6.0 e novas opções de bootloader

A edição EndeavourOS ARM recebeu suporte para o laptop Pinebook Pro ARM do PINE64, um novo linux-eos-armkernel que inclui o driver AMDGPU para suporte a dispositivos ARM mais genéricos, bem como melhor suporte a Raspberry Pi e Odroid N2+.

Como em todos os novos lançamentos do EndeavourOS, vários pacotes foram atualizados para o lançamento mais recente. Vale a pena mencionar aqui que o EndeavourOS Cassini vem com a mais recente e melhor pilha de gráficos Mesa 22.3 , bem como a série de kernel Linux 6.0. O instalador do Calamares também foi atualizado para um instantâneo de desenvolvimento do próximo lançamento principal 3.3.

Por último, mas não menos importante, o tema do ícone Qogir agora está sendo usado para as instalações Cinnamon e Budgie. Para instalações de área de trabalho GNOME, o emulador de terminal do Console GNOME e os aplicativos Editor de texto GNOME são usados por padrão em vez do Terminal GNOME e do Gedit, respectivamente.

EndeavourOS Cassini está disponível para download agora no site oficial ou usando o link de download direto abaixo. No entanto, esta versão ISO destina-se a novas instalações do EndeavourOS, pois os usuários existentes precisam apenas atualizar seus sistemas executando o comando:

Terminal
sudo pacman -Syu