Até este momento, o sistema Fedora Linux pronto para uso ficou restrito a um subconjunto filtrado de pacotes Flathub quando ativado via GNOME Software ou GNOME Initial Setup. No entanto, a lei agora liberou o Fedora por permitir acesso não filtrado/irrestrito ao Flathub, permitindo que uma seleção muito maior de Flatpaks se torne disponível no Fedora Linux com o plano de começar com o Fedora 37.O pacote do Fedora em torno do Flatpak foi uma versão filtrada do Flathub para o que é então apresentado no GNOME Software ou permitindo ser instalado a partir da linha de comando com
flatpak . Esta filtragem pode ser restaurada mais tarde se a necessidade se apresentar, mas por enquanto o Fedora está liberado para oferecer acesso irrestrito ao Flathub. Em casos de sobreposições, o Fedora Flatpaks será preferido ao Flathub.
Fedora 37 vai permitir acesso irrestrito ao Flathub
Esta mudança planejada permite fácil acesso a uma gama muito maior de software e evita confusão por parte dos usuários porque algumas ofertas do Flathub não estão disponíveis no Fedora.Há alguma oposição possível a essa mudança em sua forma atual, porque os Flatpaks têm maior prioridade sobre os RPMs no GNOME Software.
Portanto, essa mudança pode apresentar alguns problemas, a menos que o GNOME Software seja alterado em seu comportamento em relação aos RPMs Flatpaks vs. Fedora. Há também alguma preocupação sobre alguns pacotes Flathub não serem construídos a partir de fontes de terceiros confiáveis e de alta qualidade.
O Fedora inclui uma definição de repositório flatpak para Flathub no pacote fedora-flathub-remote. Até agora, esse controle remoto foi filtrado por uma lista de permissões que disponibilizou apenas um subconjunto limitado de software do Flathub. Fomos informados de que não há problema em remover a filtragem e disponibilizar todo o Flathub.
O mecanismo de filtragem em si ainda estará lá, e será possível restabelecer um filtro por meio de uma atualização de pacote, caso seja necessário no futuro. O controle remoto Flathub está disponível para usuários que optam por habilitar repositórios de software de terceiros na configuração inicial do GNOME ou no software GNOME. Os usuários que não optarem não verão nada do Flathub. Em caso de sobreposições, o GNOME Software preferirá os flatpaks do Fedora aos flatpaks do Flathub.
É sempre possível que o usuário selecione manualmente uma fonte diferente para aplicativos individuais. Esta proposta de mudança já foi discutida aqui: O controle remoto Flathub está disponível para usuários que optam por habilitar repositórios de software de terceiros na configuração inicial do GNOME ou no software GNOME.
Os usuários que não optarem não verão nada do Flathub. Em caso de sobreposições, o GNOME Software preferirá os flatpaks do Fedora aos flatpaks do Flathub. É sempre possível que o usuário selecione manualmente uma fonte diferente para aplicativos individuais.
Mais detalhes sobre esta mudança proposta para o Fedora 37 através da lista de desenvolvedores do Fedora. A questão de abrir o acesso do Fedora a todos os Flathubs também foi discutida por meio deste ticket do rastreador de problemas da estação de trabalho Fedora.