Fedora 38 liberado para envio com sua cadeia de ferramentas de compilador Bleeding Edge

Alterações incompletas do Fedora 38 adiadas, incluindo a eliminação de drivers X.Org legacy As mudanças que foram adiadas do Fedora 38 — para agora o Fedora 39 ou posterior — incluem: Eliminação do suporte NIS(+) do PAM, bem como a retirada dos programas utilitários de espaço do usuário NIS(+). A remoção dos drivers legados do X.Org ainda não aconteceu. Já foi adiado do Fedora 37 e agora adiado para o Fedora 39. A alteração do OSTree Native Container falhou em se materializar a tempo e agora terá que ser concluída antes do congelamento do Fedora 38 Beta. Os ajustes de compilação do glibc32 foram adiados para o Fedora 39. Enquanto isso, a fase inicial “Unified Kernel Support” ainda não foi totalmente implementada, mas eles estão esperando para ver o que acontece. Eles também estão aguardando feedback sobre a ativação do bootupd para Fedora Silverblue e Kinoite.
Fedora 38 liberado para envio com sua cadeia de ferramentas de compilador Bleeding Edge

Na semana passada, o Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) assinou o envio do Fedora 38 com sua planejada cadeia de ferramentas de compilador de ponta, incluindo principalmente o próximo compilador GCC 13. Assim, o Fedora 38 foi liberado para envio com sua cadeia de ferramentas de compilador Bleeding Edge.

O Fedora há muito se concentra em fornecer os mais recentes componentes da cadeia de ferramentas do compilador GNU upstream. Com o lançamento de abril do Fedora, eles há muito procuram usar o último lançamento anual da GNU Compiler Collection que normalmente sai entre os meses de março e abril. 

Às vezes, para o Fedora, isso significou enviar um pré-lançamento quase final do GCC para casos em que o lançamento oficial não se alinha com os vários congelamentos de lançamento do Fedora Linux. Portanto, não deve ser surpresa que o Fedora 38 tenha recebido aprovação para enviar o GCC 13 e os outros pacotes de cadeia de ferramentas do compilador de código aberto mais recentes.

A aprovação geral da FESCo para as atualizações do Fedora 38 inclui:

GNU C Compiler 13.0Runtimes associados para C++ (libstdc++), Go (gccgo), OpenMP (gomp), Fortran (gfortran), D (phobos), Objective C/C++.GNU Binary Utilities 2.39GNU C Library 2.37GNU Debugger 12.1 (imediatamente disponível no Fedora 37).

Pela ata do FESCo da semana passada, a mudança foi aprovada.

O GCC 13 traz muitas mudanças notáveis, incluindo:

  • suporte AMD Zen 4 “znver4”;
  • suporte para as próximas CPUs Intel como Granite Rapids/Sierra Forest/Grand Ridge/Meteor Lake;
  • mais recursos C23 e C++23 são implementados;
  • C++20 e Suporte ao recurso C++23 em libstdc++;
  • descarregamento reverso OpenMP;
  • bem como outros novos recursos OpenMP 5.1/5.2;
  • GCC LTO agora oferece suporte ao uso do servidor de trabalho GNU Make com pipes nomeados por padrão;
  • suporte a descarregamento AMD Instinct MI200;
  • RISC- Extensões V sendo conectadas e muito mais.

O Binutils 2.39 traz um aviso se uma pilha se tornar executável, uma nova opção “–package-metadata:, destaque de sintaxe para a saída do disassembler e outras alterações.

Glibc 2.37 sairá nos próximos dias com mais ajustes do AVX-512 e outras melhorias.

O Fedora 38 tem como objetivo chegar antes do final de abril.