O Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) aprovou várias outras mudanças e novos recursos planejados para o Fedora 38. E não são quaisquer alterações. Dois novos spins, Budgie e Sway farão parte do novo Fedora 38 que chegará no começo deste ano.
O mais notável do último lote de propostas de mudança votadas pela FESCo inclui a aprovação do Fedora Budgie Spin como outro ISO do Fedora Linux, desta vez com o desktop Budgie pré-instalado, pronto para uso.
O Budgie já está disponível nos repositórios de pacotes do Fedora. No entanto, essa alteração também é para torná-lo um spin oficial da área de trabalho. Entre aqueles que trabalham nos esforços do Fedora Budgie está Joshua Strobl como desenvolvedor líder de desktop Budgie.
A instalação do ambiente de desktop Budgie no Fedora Linux já era possível graças a um esforço da Stenstorp. Porém, não havia imagem ISO que os usuários pudessem usar para implantar uma instalação dedicada do Fedora Budgie em seus computadores GNU/Linux.
Budgie é um ambiente de desktop desenvolvido independentemente para Linux e outros sistemas operacionais semelhantes ao Unix, inicialmente criado por Ikey Doherty para a distribuição Solus. O Budgie agora é mantido ativamente por uma equipe de colaboradores liderada por Joshua Strobl e está disponível para outras distribuições populares como Arch Linux, Ubuntu, Debian e Fedora Linux.
O objetivo do Budgie Desktop é ser um desktop rico em recursos e moderno que forneça maneiras únicas de interagir com o sistema (como o widget e o centro de notificações Raven) enquanto é acessível a muitos usuários com sua aparência e comportamento padrão mais tradicional”, diz a proposta de mudança para o Fedora Budgie Spin, que foi aceita hoje pelo Fedora Engineering Steering Committee (FESCo).
Fedora 38 terá novos spins Budgie e Sway
Outro spin aprovado pelo FESCo é o Fedora Sway Spin. Esse giro será fornecido com o Sway, o compositor Wayland inspirado no i3 que é bastante popular em alguns círculos. Mais uma vez, o próprio Sway já está disponível para usuários do Fedora e trata-se apenas de oferecer outro spin/ISO de desktop.
O ex-líder do projeto Solus e mantenedor de desktop Budgie, Joshua Strobl, anunciou hoje nas redes sociais que um Fedora Budgie Spin oficial com o mais recente ambiente de desktop Budgie está chegando como parte do lançamento do Fedora Linux 38 no final de abril de 2023.
Entre as outras propostas de mudança do Fedora 38 a serem aprovadas esta semana pela FESCo incluem a atualização para Golang 1.20, libpinyin 2.8, GNU Make 4.4, Boost 1.81, restauração de permissões de hostkeys SSH mais rígidas e ImageMagick 7. Mais detalhes na lista de desenvolvedores do Fedora.
O Fedora 38 está previsto para ser lançado na segunda quinzena de abril. O Spin estará disponível para download na página oficial do Fedora Spins.