Fedora 39 deve atualizar Threaded Building Blocks da Intel

Dois Fedora Spins vão se livrar do X.Org
fedora logo

Os Threaded Building Blocks (TBB) da Intel existem há muitos anos. No entanto, houve a recente mudança para o guarda-chuva oneAPI como oneTBB. Este foi um esforço para melhorar a usabilidade e a simplicidade da API. Sendo assim, eles fizeram várias alterações em suas interfaces, além de ter removeu algumas interfaces comuns anteriormente. 

Isso levou o Fedora Linux a rodar em uma versão TBB mais antiga nos últimos anos, enquanto para o Fedora 39 no final deste ano eles planejam modernizar seu pacote Threaded Building Blocks.

Nos últimos cinco lançamentos do Fedora Linux, eles mantiveram o envio do lançamento do Threaded Building Blocks 2020.3, agora com três anos, devido a uma quebra incompatível com versões anteriores após esse lançamento. Devido a uma série de pacotes de software que ainda dependem da antiga interface TBB, não há um caminho trivial para atualizar o pacote TBB no Fedora.

Fedora 39 deve atualizar Threaded Building Blocks da Intel

Uma proposta de alteração foi arquivada para que durante o ciclo do Fedora 39 eles possam trabalhar na atualização para o oneTBB 2021.8, mantendo um pacote de compatibilidade para o TBB 2020.3 para software ainda dependendo da versão anterior. O pacote de compatibilidade terá os cabeçalhos herdados instalados em um local diferente, portanto, o software que ainda não pode usar a API oneTBB moderna precisará ser atualizado para o local alterado dos cabeçalhos. 

A instalação dos arquivos de desenvolvimento e suporte de tempo de execução para o antigo e o novo (um) TBB será possível no Fedora 39.Aqueles que executam o Fedora e estão interessados ??nos Threaded Building Blocks da Intel para auxiliar na programação paralela podem aprender mais sobre a alteração proposta para o Fedora 39 através da proposta de mudança.

Fedora 39 parece usar o DNF5 por padrão para melhor desempenho e experiência do usuário aprimorada

Fedora 39 deve atualizar Threaded Building Blocks da Intel

O Fedora 39 esperado para breve deve trazer uma substituição importante do DNF, libdnf e dnf-automatic pela nova ferramenta de empacotamento DNF5 e biblioteca de suporte libdnf5. Sendo assim, o DNF5 deve melhorar a experiência do usuário e oferecer melhor desempenho para lidar com gerenciamento de software no Fedora Linux. Em resumo, a versão 39 do Fedora Linux parece usar o DNF5 por padrão para melhor desempenho e experiência do usuário aprimorada.

A proposta de mudança ainda precisa ser aprovada pelo Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo), mas dado o envolvimento da Red Hat com o DNF(5), isso provavelmente será aprovado e esperançosamente tudo finalizado a tempo de ser concluído durante o Ciclo Fedora 39.