Fedora 39 vai impulsionar o vm.max_map_count para ajudar os jogos do Windows com o Steam Play

Fedora 41 visa suporte de webcam pronto para uso para laptops Intel mais recentes
Fedora 37 vai permitir acesso irrestrito ao Flathub

O Fedora 39 que chega mais o final deste ano está procurando aumentar seu padrão vm.max_map_count. O objetivo é melhorar o comportamento do SteamOS e Steam Deck e permitir que mais jogos do Windows sejam executados imediatamente com o Steam Play. Então, a distribuição Linux Fedora 39 vai impulsionar o vm.max_map_count para ajudar os jogos do Windows com o Steam Play.

O valor sysctl vm.max_map_count controla os limites do sistema operacional no número máximo de áreas de mapa de memória (mmap) que um processo pode ter. Embora o padrão do Fedora de 65.530 para vm.max_map_count corresponda a muitos outros padrões do sistema operacional, o SteamOS envia com um valor de 2147483642 (MAX_INT-5).

Fedora 39 vai impulsionar o vm.max_map_count para ajudar os jogos do Windows com o Steam Play

A maioria dos softwares não usa muitos mmaps que o padrão de 65k é adequado para a grande maioria dos softwares de espaço de usuário existentes. Mas, em particular, para alguns jogos do Windows rodando no Linux via Steam Play (Proton), esse limite pode ser excedido. Entre os jogos conhecidos que precisam de um limite de mapa de memória maior estão DayZ, Hogwarts Legacy, Counter Strike 2 e outros.

Uma proposta de alteração do Fedora 39 foi arquivada e ainda precisa passar pela revisão do Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo). A proposta é levantar esse limite vm.max_map_count para aumentar a compatibilidade com jogos do Windows via Wine e Steam.

Felizmente, é superfácil ajustar o valor vm.max_map_count de qualquer maneira, então os jogadores Linux interessados ??que executam o Fedora podem fazê-lo facilmente com um comando como sudo sysctl -w vm.max_map_count=2147483642 .

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile