KaOS é uma distribuição Linux independente voltada para usuários de PC. O fundador do projeto é Anke Boersma, ex-membro da equipe Chakra Linux. KaOS é uma distribuição contínua. KaOS, uma distribuição Linux voltada para o KDE e baseada no sistema de arquivos XFS, lançou seu mais recente ISO 2024.07 estável, baseado no kernel Linux 6.9 e contendo muitas atualizações e melhorias.
Novas versões de ambientes, aplicativos e melhorias visuais
A nova versão KaOS 2024.07 apresenta as versões mais recentes do desktop KDE Plasma (6.1.3), KDE Gear (24.05.2) e Frameworks (6.4.0). Todos eles são construídos no Qt 6.7.2. Entre as muitas mudanças incluídas no Plasma 6.1 está a capacidade de iniciar a Área de Trabalho Remota diretamente do aplicativo Preferências do Sistema e, uma vez ativado, você pode conectar-se à Área de Trabalho Remota usando um cliente como o KRDC.
Para melhorar o aspecto visual do modo Editar, ele foi redesenhado para que agora você veja animações suaves ao ativá-lo. Todo o painel desliza suavemente para o lado, proporcionando uma visão melhor do que está acontecendo e permitindo que você faça alterações facilmente. O Wayland agora possui um recurso que lembra o que você fez na última sessão, assim como o X11 fez.
Mais aplicações estão agora prontas para uso com Qt6 e Frameworks 6, incluindo Kooka, Qdirstat, KWave e Kaffeine.
Bcachefs entra em fase experimental no KaOS 2024.07
Também foi adicionado suporte para instalação com o novo sistema de arquivos bcachefs, que ainda está em fase experimental, mas está incluído na compilação do kernel, e as ferramentas bcachefs necessárias estão disponíveis nos repositórios. Calamares pode usar bcachefs quando executado em modo manual, embora nenhuma configuração especial para este sistema de arquivos tenha sido implementada ainda.
Além disso, KaOS continua a oferecer suporte a vários sistemas de arquivos: Calamares agora oferece particionamento automático para XFS, EXT4, BTRFS e ZFS , além dos novos Bcachefs.
Outras atualizações da base sistêmica do KaOS 2024.07
No entanto, o lançamento não se limita a atualizações de software: KaOS 2024.07 também melhora a experiência do usuário com um novo backend de áudio Phonon e também inclui Marknote, um aplicativo de gerenciamento de notas totalmente integrado ao Plasma 6.
As atualizações básicas do sistema incluem migração para LLVM/Clang 18.1.8, Libgcrypt 1.11.0, Nettle 3.10, kernel portado para Linux 6.9.9, Systemd 253.22, Dracut 103, Pipewire 1.2.1, OpenSSL 3.3, OpenCV 4.10.0, OpenSSH 98.p1 e Mesa 24.1.4.
KaOS abandonou o uso do VLC devido à falta de uma porta Qt6 e agora usa phonon-mpv como backend de áudio padrão, fornecendo compatibilidade total com Qt 6.
Fim do suporte ao GTK 2 e mais alguns detalhes
Após quatro anos de ciclo de vida do GTK2, ele foi finalmente removido dos repositórios KaOS. O único aplicativo importante que ainda exigia o GTK2 era o Ardour, mas a versão 8.4.0 usava o YTK internamente, então o GTK2 desapareceu.
As atualizações básicas do sistema incluíram transição para LLVM/Clang 18.1.8, Libgcrypt 1.11.0, Nettle 3.10, kernel portado para Linux 6.9.9, Systemd 253.22, Dracut 103, Pipewire 1.2.1, OpenSSL 3.3, OpenCV 4.10.0, OpenSSH 98 .p1 e Mesa 24.1.4.
No entanto, não esqueça que apesar dessas melhorias, existem problemas conhecidos, como a incapacidade de instalar o KaOS no RAID. Informações detalhadas sobre todas as alterações podem ser encontradas no anúncio de lançamento.
Como o KaOS é uma distribuição Linux de lançamento contínuo, aqueles que já instalaram o KaOS não precisam reinstalá-lo; regular sudo pacman -Syu sempre fornecerá a versão mais recente. Outros que preferem uma nova instalação podem baixar a imagem ISO aqui.