LibreELEC 11.0 lançado algumas melhorias, incluindo suporte gráfico NVIDIA

libreelec-11-0-lancado-algumas-melhorias-incluindo-suporte-grafico-nvidia

O LibreELEC 11.0 acaba de ser lançado e traz algumas melhorias. O LibreELEC é um sistema operacional mínimo destinado principalmente a executar o media player Kodi em vários sistemas. Nessa nova versão, muitas novidades foram adicionadas.

O LibreELEC é um sistema operacional que pode ser útil para quem deseja configurar um HTPC (Home Theater PC). Com o anúncio recente, a versão 11.0 parece apresentar o recém-introduzido Kodi 20.0 Nexus em seu núcleo.

LibreELEC 11.0: novidades

O LibreELEC 11.0 apresenta algumas melhorias importantes. Abaixo, você confere as mais importantes melhorias adicionadas nessa nova versão do LibreELEC, todas são essenciais.

Melhorias na Imagem Genérica

A imagem genérica do LibreELEC agora executa a pilha de gráficos GBM/V4L2 já usada nas plataformas ARM. Devido a isso, o suporte para HDR foi adicionado para GPUs AMD e Intel recentes. Além disso, essa nova versão também traz uma imagem Generic-Legacy que executa a pilha de gráficos X11 mais antiga usada por versões mais antigas do LibreELEC (v7-v10).

Isso foi feito por alguns motivos específicos: no caso de alguém precisar de suporte para GPUs Nvidia; se alguém estiver enfrentando falhas gráficas em hardware mais antigo e/ou; se alguém quiser executar o navegador Chrome.

Suporte Amlogic Estendido

A versão 11 dessa distribuição traz de volta o suporte para várias placas Amlogic mais antigas, incluindo Amlogic S905, S905X/D e S912. Além disso, a reprodução de H264 e HEVC também foi melhorada, com HDR agora funcionando com mídia HEVC/VP9 em dispositivos S905X/D e S912.

Além disso, o áudio multicanal PCM e Pass-Through funciona em HDMI até 7.1 canais com mídia 1080p funcionando perfeitamente com a imagem AMLGX do LibreELEC. Inclusive, os desenvolvedores também optaram por não adicionar suporte para hardware Amlogic moderno, citando vários problemas de suporte de driver e para evitar feedback negativo e frustração do usuário.

Os desenvolvedores recomendam que, se você tiver um hardware Amlogic mais recente, precisará executar o Kodi na instalação do Android que acompanha a caixa. Se você optar por executar imagens AMLGX em hardware mais recente, ainda segundo os desenvolvedores, você terá que esperar uma saída máxima de 1080p e interesse mínimo dos desenvolvedores se você postar problemas conhecidos nos fóruns.

Complementos DVB desativados no LibreELEC 11.0

Nessa versão atual, os complementos DVB foram desativados porque os dispositivos digitais e TBS atualmente não têm suporte para os kernels recentes. Os desenvolvedores sugeriram o uso do LibreELEC 10 se alguém precisar desse suporte.

Para mais informações, basta acessar o anúncio de lançamento.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile