Linux Mint 21.3 "Virginia" lançado. Saiba o que há de novo

Linux Mint 21.3 "Virginia" lançado. Saiba o que há de novo

Depois de uma demora imprevista, foi lançado o novo sistema operacional Linux Mint 21.3 “Virginia”. A aguardada distribuição Linux Mint 21.3 “Virginia” já está disponível para download na infinidade de espelhos ao redor do mundo do projeto Linux Mint, antes da apresentação oficial no final desta semana.

Com o codinome “Virginia”, o Linux Mint 21.3 apresenta o mais recente ambiente de desktop Cinnamon 6.0 para suas principais edições, que vem com uma sessão experimental do Wayland para aqueles que querem seu sabor do Linux Mint em cima do Wayland.

Depois de atualizar para o Linux Mint 21.3, os usuários encontrarão uma nova entrada “Cinnamon on Wayland” na tela de login. Claro, a sessão padrão ainda está usando o Xorg Server. Embora esteja em um estado experimental, a sessão Wayland oferece suporte para dimensionamento fracionado em telas HiDPI (4K).

Além da sessão experimental Wayland, o ambiente de desktop Cinnamon 6.0 traz várias outras vantagens para a versão Linux Mint 21.3, como a capacidade de baixar ações do menu de contexto do botão direito do mouse para o gerenciador de arquivos Nemo da mesma forma que você está baixando miniaplicativos, desklets, extensões e temas do Cinnamon.

Linux Mint 21.3 “Virginia” lançado. Saiba o que há de novo

Além disso, o Cinnamon 6.0 traz applets atualizados de Som e Energia, suporte para imagens AVIF, um novo gesto para zoom na área de trabalho, suporte a seletor de cores no serviço de captura de tela, uma nova opção de detalhes do menu, dimensionamento de 75%, ligação de teclas de opacidade de janela, um arquivo de configuração do portal xdg, além de várias outras melhorias.

As outras edições suportadas do Linux Mint 21.3 vêm com os ambientes de desktop Xfce 4.18 e MATE 1.26, inalterados em relação à versão anterior do Linux Mint 21.2 “Victoria”.

Todas as três edições do Linux Mint 21.3 incluem aplicativos internos atualizados, como o aplicativo visualizador de TV Hypnotix, que recebeu a capacidade de salvar canais como favoritos e criar canais personalizados para que você possa usar o aplicativo sem qualquer lista de reprodução ou qualquer provedor de IPTV.

A reprodução de vídeo do visualizador de imagens do Pix foi aprimorada nesta versão para levar em conta a orientação do clipe de vídeo e girá-lo automaticamente. Além disso, a ferramenta de renomeação de arquivos em lote volumosos recebeu suporte para miniaturas e arrastar e soltar.

Além disso, a tela de login do Slick Greeter foi atualizada para permitir que os usuários configurem o alinhamento da caixa de login, e o aplicativo de compartilhamento de arquivos Warpinator recebeu a capacidade de se conectar a outro dispositivo manualmente, inserindo um endereço IP ou usando um código QR em um dispositivo móvel.

Outra mudança interessante na versão “Virginia” do Linux Mint 21.3 é a capacidade de usar o repositório de software instável “Romeo” para instalar recursos de ponta na distribuição. Devido a essa mudança, o PPA instável do Linux Mint foi preterido.

Sob o capô, o Linux Mint 21.3 é baseado na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e é alimentado pela série de kernel Linux 5.15 LTS suportada a longo prazo. Uma imagem ISO EDGE estará disponível nas próximas semanas com um kernel mais recente para suporte aprimorado de hardware, ou seja, kernel Linux 6.5.

O Linux Mint 21.3 também vem com suporte completo para SecureBoot, compatibilidade com uma ampla gama de implementações de BIOS e EFI, modo EFI por padrão para o carregador de inicialização GRUB e modo BIOS por padrão para o carregador de inicialização ISOLINUX/Syslinux.

Assim como nas versões anteriores da série Linux Mint 21, o Linux Mint 21.3 receberá atualizações de segurança até 2027. Você pode baixar o Linux Mint 21.3 agora mesmo. Um anúncio oficial será publicado pela equipe do Linux Mint nos próximos dias em seu blog. Mais detalhes sobre este lançamento estão disponíveis no site oficial.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile