O desenvolvedor do Lubuntu, Simon Quigley, divulgou informações sobre o lançamento do Lubuntu Backports PPA. O objetivo é o de fornecer aos usuários do Lubuntu os melhores e mais recentes lançamentos do ambiente de desktop LXQt. Sendo assim, quem usa o sistema, terá uma vantagem a mais a partir de agora, pois o Lubuntu Devs anuncia o Lubuntu Backports PPA com as últimas versões do LXQt Desktop.
Inspirado no Backports PPA do Kubuntu, o repositório Lubuntu Backports PPA foi criado devido ao pedido de muitos usuários do Lubuntu para tornar muito mais fácil aproveitar o ambiente de desktop LXQt mais recente em cima da última versão estável do Lubuntu.
Com o passar do tempo, nosso foco de desenvolvimento continuará a ser em novos lançamentos, e planejamos lançar e testar as alterações antes de enviá-las para o Backports”, disse Simon Quigley. “Dito isto, este é um meio-termo perfeito entre estabilidade e novos recursos que os usuários de todos os níveis de experiência poderão desfrutar.”
Lubuntu Devs anuncia o Lubuntu Backports PPA com as últimas versões do LXQt Desktop
Assim, os usuários do Lubuntu que adicionam o repositório do Backports PPA aos seus sistemas poderão aproveitar os recursos mais recentes das versões regulares (não LTS) do Lubuntu antes de todos os outros que permanecem na versão LTS sem o Backports PPA.
Por exemplo, se você adicionar o Backports PPA à sua instalação do Lubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), poderá aproveitar o melhor e mais recente ambiente de desktop LXQt 1.1.0 e todos os seus componentes. O Lubuntu 22.04 LTS atualmente usa a versão mais antiga do LXQt 0.17.0.
Por enquanto, o Lubuntu Backports PPA está disponível como beta para testes públicos aqui e você pode adicioná-lo agora executando o sudo add-apt-repository ppa:lubuntu-dev/backports-stagingcomando no aplicativo Terminal se quiser dar feedback aos desenvolvedores do Lubuntu antes do lançamento oficial.
Depois que o PPA do Backports foi adicionado com sucesso, tudo o que você precisa fazer é executar o comando a seguir em um Terminal para atualizar sua instalação para o ambiente de desktop LXQt mais recente.
sudo apt update && sudo apt full-upgrade
No entanto, lembre-se de que esta versão beta será substituída pela estável quando a equipe do Lubuntu lançar oficialmente seu repositório Backports PPA para a comunidade, então você terá que removê-lo e instalar o novo (atualizarei o artigo quando isso acontece). Você também deve saber que o PPA Backports funciona apenas com o Lubuntu 22.04 LTS, por enquanto.
Simon Quigley também disse que a equipe do Lubuntu planeja lançar uma imagem ISO junto com o próximo lançamento do Lubuntu 22.04.1 LTS, previsto para o início de agosto, se houver demanda popular.
Obviamente, o Backports PPA não é exclusivo para usuários do Lubuntu, pois você pode instalá-lo em outro sabor do Ubuntu se quiser aproveitar o ambiente de desktop LXQt mais recente ao lado de outros desktops. As informações foram divulgadas ao site 9to5Linux, conforme você pode conferir nno link da postagem original em inglês.