Manjaro Linux 24.0 "Wynsdey" vem com Linux Kernel 6.9

Manjaro Linux desenvolve o "Manjaro Data Donor" como nova ferramenta de coleta de dados

Acaba de ser lançada mais uma versão do sistema operacional Manjaro Linux, a 24.0 “Wynsdey”, que vem com Linux Kernel 6.9. Esta versão possui os sabores KDE Plasma 6, GNOME 46 e Xfce 4.18. Portanto, a distribuição Manjaro Linux 24.0 baseada em Arch Linux acaba de sair com muitas melhorias.

Apelidado de “Wynsdey”, o Manjaro Linux 24.0 parece ser a primeira distribuição GNU/Linux alimentada pelo kernel Linux 6.9, que saiu no fim de semana. Eu não sei como a equipe do Manjaro Linux conseguiu isso, mas bom para eles, mostrando ao resto dos mantenedores da distro como fazer isso.

Enquanto a edição principal do Manjaro Linux 24.0 vem com o ambiente de desktop Xfce, os outros dois sabores oficiais, com os desktops KDE Plasma e GNOME, foram atualizados para as versões mais recentes do KDE Plasma 6 e GNOME 46.

Manjaro Linux 24.0 “Wynsdey” vem com Linux Kernel 6.9

Outras mudanças notáveis nesta versão incluem o download aprimorado de scripts de compilação do Arch User Repository (AUR) e repositórios binários oficiais do Manjaro Linux com o gerenciador de pacotes Pamac mais recente, bem como suporte para kernels LTS (Long Term Support) como Linux 6.6 LTS e Linux 6.1 LTS para suportar hardware mais antigo.

Claro, a maioria dos componentes principais e aplicativos padrão foram atualizados para suas versões mais recentes no momento da escrita. Mais notavelmente, a edição KDE Plasma apresenta os pacotes de software KDE Gear 24.02 e KDE Frameworks 6.1. Confira a página de anúncio de lançamento para mais detalhes.

O Manjaro Linux 24.0 já está disponível para download no site oficial como imagens ISO ao vivo com os ambientes de desktop Xfce, KDE Plasma e GNOME. Todas as três edições estão disponíveis como imagens completas e mínimas com kernels Linux 6.9, Linux 6.6 LTS e Linux 6.1 LTS.

Os usuários existentes do Manjaro Linux 23.1 “Vulcan” poderão atualizar suas instalações executando o comando em um emulador de terminal ou usando o gerenciador de pacotes gráficos padrão.sudo pacman -Syu

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile