Uma nova ferramenta de coleta de dados vai fazer parte do Manjaro Linux, que desenvolve o “Manjaro Data Donor”.O Manjaro Linux baseado em Arch está trabalhando no Manjaro Data Donor “MDD” como uma nova ferramenta de coleta de dados de seus usuários. Isso se destina a suceder sua antiga solução baseada em ping para contagem de usuários, além de incorporar a coleta de dados de hardware/software nos usuários. Uma vez implantado, isso será um tratamento de recusa para a coleta de dados.
O desenvolvedor do Manjaro, Roman Gilg, tem trabalhado no Manjaro Data Donor como um meio melhor de contagem de usuários do que a atual abordagem baseada em ping com o NetworkManager. Além disso, o Manjaro Data DOnor permitirá a coleta de detalhes de hardware/software nos sistemas Manjaro usando o utilitário INXI. Os dados são então coletados em um dos servidores ClickHouse do Manjaro.
Manjaro Linux desenvolve o “Manjaro Data Donor” como nova ferramenta de coleta de dados
O plano é, após alguns dias de testes, implantar o Manjaro Data Donor em todos os sistemas Manjaro. Um serviço systemd enviará os dados automaticamente. Até então, os usuários precisam instalar manualmente o MDD, mas após essa implantação padrão, será um processo de recusa se não quiserem participar da coleta de dados.
Roman escreveu nos Fóruns do Manjaro sobre o Doador de Dados do Manjaro:
“Com este serviço systemd mais tarde, o envio dos dados de hardware com o MDD será cancelado porque acredito que, se você optar, os dados coletados serão tão distorcidos que você pode simplesmente deixá-los como estão.
Deixe-me saber o que você pensa. Sei que a telemetria é um assunto controverso, mas precisamos de pelo menos alguns dados sobre como o Manjaro está sendo usado por tantas pessoas ao redor do mundo para mostrar que o projeto tem futuro e também para planejar esse futuro.”