Nitrux 2.8.1 lançado com Linux 6.3 e Plasma Wayland por padrão

Nitrux 2.8.1 lançado com Linux 6.3 e Plasma Wayland por padrão
Nitrux 2.8.1 lançado com Linux 6.3 e Plasma Wayland por padrão

O desenvolvedor Uri Herrera anunciou o lançamento e a disponibilidade para download do Nitrux 2.8.1. Este é mais um lançamento mensal para esta distribuição GNU/Linux livre de systemd baseada em Debian construída em torno do ecossistema KDE Plasma e aplicativos. O novo Nitrux 2.8.1 acaba de ser lançado com kernel Linux 6.3 e Plasma Wayland por padrão.

O Nitrux 2.8.1 pode soar como um pequeno lançamento pontual do Nitrux 2.8 do mês passado , mas é uma atualização massiva que traz mudanças interessantes, como a mais recente e melhor série de kernel do Linux 6.3, Plasma Wayland como a sessão padrão, bem como todas as últimas atualizações do KDE software incluindo Plasma 5.27.5 , Frameworks 5.106 e Gear 23.04.1.

O Plasma Wayland é claramente a atração número um deste lançamento e os desenvolvedores fizeram o possível para que funcionasse o mais perfeito possível para todos. Para isso, eles adicionaram xdg-desktop-portal-gnome para evitar problemas de renderização de fonte, especialmente com aplicativos Flatpak.

Nitrux 2.8.1 lançado com Linux Kernel 6.3 e Plasma Wayland por padrão

Para usuários de placas gráficas NVIDIA, a sessão Plasma Wayland usará um dock tradicional configurado com painéis Plasma. Por outro lado, o Plasma Wayland mostrará o Latte Dock para aqueles que dependem dos drivers Mesa (AMD, Intel, etc.).

Os desenvolvedores recomendam aos usuários de GPU NVIDIA que encontram problemas ao executar determinados aplicativos para mudar para a sessão Plasma X11. Para usuários de GPU AMD Radeon, o Nitrux 2.8.1 é fornecido com o driver de código aberto AMD mais recente para drivers Vulkan 2023.Q2.2.

Nitrux 2.8.1 lançado com Linux 6.3 e Plasma Wayland por padrão
Nitrux 2.8.1 lançado com Linux 6.3 e Plasma Wayland por padrão.

Além de tudo isso, o Nitrux 2.8.1 traz suporte para gerenciamento de partições Btrfs, suporte para executar a distribuição usando Hyper-V, extensão LFS para Git, uma versão de pré-lançamento da próxima pilha de gráficos Mesa 23.2, bem como o Industrial Proxy do subsistema de E/S para D-Bus para suporte a mais hardware.

Além disso, esta versão introduziu um novo parâmetro para o AppArmor para torná-lo sempre carregado por padrão e habilitou o serviço para OpenRC, DNSCrypt-Proxy 2, suporte para o sistema de comunicação anônima Tor, sistema de detecção de intrusão AIDE e implementação multithread Rsyslog de syslogd.

Para obter mais detalhes sobre as alterações implementadas no Nitrux 2.8.1, bem como informações sobre problemas conhecidos e outras notas de versão para você começar a usar o Nitrux, confira a página de anúncio de lançamento .

Baixar Nitrux 2.8.1

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile