openSUSE Aeon terá criptografia de disco completa

Aeon RC3 do openSUSE tem criptografia completa de disco por padrão

E vem mais novidade relacionada à SUSE por aí. Segundo a empresa responsável por sistemas operacionais, está chegando o openSUSE Aeon que terá criptografia de disco completa.

O sistema operacional de desktop Aeon do openSUSE, que traz manutenção automatizada e outros recursos para ser uma plataforma que “simplesmente funciona”, está se preparando para o que eles descrevem como criptografia de disco completo abrangente.

Espera-se que o próximo openSUSE Aeon RC3 traga esse novo suporte completo à criptografia de disco onde, por padrão, suportará o uso do TPM2 (Trusted Platform Module) em sistemas capazes de desfrutar de suporte à integridade de hardware. Também haverá um modo de fallback para sistemas sem TPM, sem Inicialização Segura etc.

openSUSE Aeon terá criptografia de disco completa

A criptografia de disco total está planejada para ser introduzida no próximo candidato a lançamento do Aeon Desktop para melhorar a segurança de dados para seus usuários. Espera-se que o recurso seja incluído no próximo Release Candidate 3 (RC3).

Full Disk Encryption é projetado para proteger os dados em casos de perda de dispositivo, roubo ou inicialização não autorizada em um sistema operacional alternativo. Dependendo da configuração de hardware de um sistema, a criptografia do Aeon será configurada em um dos dois modos: Padrão ou Fallback.”

O OpenSUSE ajuda essa criptografia de disco completa abrangente será um “passo significativo” para ajudar a proteger os dados do usuário. A Canonical esperava ter a criptografia de disco completa baseada em TPM funcionando para o Ubuntu 24.04 LTS, mas isso não foi resolvido a tempo e agora é destinado ao Ubuntu 24.10.

Mais detalhes sobre os planos de criptografia da Aeon através do blog do openSUSE.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile