openSUSE Tumbleweed testa systemd-boot & systemd Full Disk Encryption

openSUSE Tumbleweed faz sucesso mudando do GRUB para o systemd-boot
openSUSE Leap Micro 5.5 Beta é a mais nova versão para contêiner e distribuição focada em VM

A distribuição openSUSE Tumbleweed testa systemd-boot & systemd Full Disk Encryption. O OpenSUSE agora está fornecendo compilações do openSUSE Tumbleweed e do microOS que estão fazendo uso do systemd-boot como seu carregador de inicialização em vez do GRUB e também aproveitando a criptografia de disco completo via systemd.

Como uma prova de conceito e para sentir as águas para o interesse do usuário, agora existem compilações do openSUSE Tumbleweed e do MicroOS que aproveitam ainda mais os recursos modernos do systemd. A criptografia completa do disco com essas novas compilações pode ser feita via senha ou através de dispositivos TPM2 ou chaves FIOD2.

openSUSE Tumbleweed testa systemd-boot & systemd Full Disk Encryption

Alberto Planas da SUSE escreveu um longo anúncio sobre o trabalho feito para este novo carregador de inicialização e arquitetura de criptografia de disco completo com systemd. Este trabalho está em sintonia com o que está sendo empurrado pelo systemd upstream, bem como outras distribuições Linux que procuram melhorar a segurança do sistema e modernizar a pilha de software.

Nesse anúncio, Planas escreveu:

openSUSE Tumbleweed testa systemd-boot & systemd Full Disk Encryption

“A imagem está aqui e é uma PoC sonora. Ele fornece uma arquitetura muito mais simples e colocará alguns componentes no lugar correto. Isso vai ajudar muito nas próximas etapas, pois há algumas outras coisas que queremos fazer com a distribuição em relação ao FDE.

E, finalmente, devemos repensar se as [Imagens Unificadas do Kernel] fazem sentido para o openSUSE ou não. Se formos nessa direção, a chave privada usada para assinar as políticas será mantida no OBS e essas políticas também serão geradas no serviço de compilação, usando um conjunto diferente de valores de PCR. De qualquer forma, há muito trabalho pela frente.”

2024 deve ser um ano interessante para as distribuições Linux com as várias inovações sendo impulsionadas pelo systemd, Wayland se tornando mais proeminente no desktop, mais fornecedores de software Linux de olho na remoção de mais hardware legado e fazendo mais esforços de modernização, aprendendo mais dos planos RHEL10 da Red Hat, vendo o que mais a Canonical tem reservado para o Ubuntu 24.04 LTS, e quais novas contribuições de software de código aberto virão via Valve etc.