Risc os 5.30 lançado com novos recursos

RISC OS: o sistema operacional Arm original de 35 anos está vivo e bem

Antes de mergulharmos nas novidades do RISC OS 5.30, vamos entender o que é o RISC OS. O RISC OS é um sistema operacional de computador originalmente projetado pela Acorn Computers Ltd em Cambridge, Inglaterra. Lançado pela primeira vez em 1987, foi projetado para funcionar no conjunto de chips ARM, que a Acorn havia projetado simultaneamente para uso em sua nova linha de computadores pessoais Archimedes. O RISC OS leva seu nome da arquitetura de computador de conjunto de instruções reduzidas (RISC) que ele suporta.

O RISC OS 5.30 chegou, trazendo uma série de melhorias e novidades que prometem revolucionar a experiência dos usuários. Este post irá explorar as principais características dessa nova versão e compará-la com a versão anterior, proporcionando uma visão completa do que esperar do RISC OS 5.30.

Novidades do RISC OS 5.30

A nova versão do RISC OS traz um total de 347 melhorias para a imagem ‘HardDisc4’ e aplicações, e cerca de 329 melhorias para a imagem principal do sistema operacional ‘ROM’. Essas melhorias foram possíveis graças à contribuição de uma equipe de 27 desenvolvedores e mais de 100 horas de coordenação para as atividades de lançamento.

Pela primeira vez, o OMAP5, mais comumente usado com o design de hardware IGEPv5, mudou para um lançamento estável após resolver um problema anteriormente bloqueante com seu driver de vídeo. Além disso, 76 tickets foram resolvidos, o que representa um grande avanço na solução de bugs.

O RISC OS 5.30 também introduziu melhorias significativas no manuseio de cookies e na codificação de transferência fragmentada do módulo HTTP. Além disso, tanto o !Scrap quanto o Choices podem ser movidos para fora do !Boot para a raiz do drive de inicialização. Isso integra adequadamente a consciência da ferramenta SoftLoad para carregar imagens ROM temporariamente na RAM a partir de um menu na inicialização.

Outra novidade importante é o suporte aprimorado para Wi-Fi. A imagem do cartão SD pronto foi atualizada para incluir suporte Wi-Fi para aqueles modelos que possuem o chip a bordo. Isso inclui os modelos Raspberry Pi 3B, 3A+, 3B+, 4B, 400, Compute Module 4, Zero W e Zero 2W. Embora o novo suporte para os controladores Wi-Fi no Raspberry Pi 3 e 4 possa ser um pouco desajeitado – por exemplo, as alterações na configuração da rede exigem uma reinicialização – ainda é muito melhor do que nada.

Comparação com a versão anterior

Comparado com a versão anterior, o RISC OS 5.30 traz uma série de melhorias significativas. Na versão anterior, qualquer pin cujo caminho era inválido quando o RISC OS era inicializado era simplesmente removido, ou os ícones dos arquivos permaneciam no Pinboard se o arquivo fosse removido durante uma sessão. Agora, o RISC OS 5.30 introduziu o ícone de ‘objeto fixado quebrado’, permitindo que você coloque arquivos de discos removíveis ou compartilhamentos de rede em sua sequência de inicialização.

Além disso, o RISC OS 5.30 trouxe uma série de melhorias para o módulo HTTP, incluindo um melhor manuseio de cookies e a codificação de transferência fragmentada. Isso representa uma melhoria significativa em relação à versão anterior, que não possuía esses recursos.

Outra melhoria notável é a capacidade de mover tanto o !Scrap quanto o Choices para fora do !Boot para a raiz do drive de inicialização. Isso é uma grande melhoria em relação à versão anterior, que não permitia essa funcionalidade.

O RISC OS 5.30 também introduziu o suporte para construtores e destrutores estáticos em aplicativos e módulos C++, como parte de um esforço para melhorar o suporte a linguagens de alto nível. Isso é uma grande melhoria em relação à versão anterior, que não possuía esse recurso.

Finalmente, o RISC OS 5.30 trouxe melhorias significativas na estabilidade e facilidade de uso, com a resolução de 76 tickets, alguns dos quais datavam de 2011. Isso representa uma grande melhoria em relação à versão anterior, que tinha muitos desses problemas pendentes.

Em resumo, o RISC OS 5.30 trouxe uma série de melhorias e novos recursos que o tornam uma atualização significativa em relação à versão anterior.

Conclusão

O RISC OS 5.30 representa um grande passo à frente para o sistema operacional, com uma série de melhorias e novos recursos. Com sua capacidade de suportar uma variedade de plataformas de hardware e sua melhoria contínua, o RISC OS 5.30 está pronto para levar a experiência do usuário a um novo patamar.