Rocky Linux vai suportar kernels estáveis mais atuais. Com as várias distribuições Linux derivadas do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), estamos começando a ver mais recursos para distinguir entre elas em vez de apenas “clones RHEL”. Foi há poucos dias falando sobre o AlmaLinux restaurar o suporte de hardware antigo que foi preterido pelo Red Hat Enterprise Linux upstream. Agora do lado do Rocky Linux, a CIQ como a principal organização por trás deles está lançando suporte para kernels Linux upstream.
A CIQ anunciou esta semana que eles estarão suportando kernels estáveis upstream no Rocky Linux. Eles escreveram em um comunicado à imprensa:
“A CIQ, a empresa que está construindo a próxima geração de infraestrutura de software para empresas, lançou kernels estáveis upstream totalmente suportados para o Rocky Linux por meio da CIQ Enterprise Linux Platform, fornecendo melhor desempenho, compatibilidade de hardware e segurança. A nova oferta da CIQ foi criada para atender às necessidades de ultra-alto desempenho, compatibilidade e segurança dos clientes mais avançados, e agora está disponível para todos. O desenvolvimento da nova oferta surgiu de um caso de uso de armazenamento em que aproveitar a grande pegada PCIe dos processadores AMD EPYC era fundamental. Desde então, casos de uso adicionais surgiram à medida que as organizações estão percebendo os benefícios dos kernels upstream.”
Rocky Linux vai suportar kernels estáveis mais atuais
Infelizmente, embora não haja muita informação pública disponível sobre seus planos de suporte ao kernel upstream no Rocky Linux. Além disso, parece que o esforço do kernel upstream no Rocky Linux pode ser fechado para seus clientes comerciais, em vez de tornar todos os ativos disponíveis gratuitamente e apenas limitar seu suporte comercial. Em qualquer caso, ótimo ver o Rocky Linux suportando a opção de kernels upstream para aqueles que desejam aproveitar as últimas inovações upstream, melhorias de desempenho e novo suporte de hardware para aqueles que não estão preocupados em estar em um kernel compatível com RHEL.
Desempenho e velocidade, compatibilidade de hardware mais ampla e segurança estavam entre as razões expressas para o interesse no suporte ao kernel upstream no Rocky Linux.