O SparkyLinux 6.6 foi lançado oficialmente, depois de estar disponível para download no fim de semana. Esta é a sexta atualização de manutenção e versão ISO da série SparkyLinux 6 “Po Tolo”. Além de muitas atualizações recentes do Debian Bullseye, o novo SparkyLinux 6.6 traz suporte ao kernel Linux 6.1.
Sincronizado com os repositórios de software do lançamento Debian GNU/Linux 11.6 “Bullseye” a partir de 4 de fevereiro de 2023, o lançamento SparkyLinux 6.6 é alimentado pelo kernel Linux 5.10.166 LTS. Além disso, oferece suporte para a mais recente série kernel Linux 6.1. Este pode ser instalado junto com o kernel Linux 5.10 LTS dos repositórios instáveis do SparkyLinux. Por outro lado, as imagens ARM vêm com o kernel Linux 5.15.84.
Esta versão atualiza a ferramenta interna do SparkyLinux para criar discos USB ao vivo (sparky-live-usb-creator) com suporte para armazenamento persistente. Os desenvolvedores observam o fato de que, com esse recurso, você poderá usar um sistema Live SparkyLinux diretamente de um disco USB e salvar seu trabalho ou pacotes instalados na mídia inicializável.
SparkyLinux 6.6 traz suporte ao kernel Linux 6.1
Entre outras mudanças dignas de nota, as imagens do SparkyLinux 6.6 receberam pequenas alterações nas listas de inicialização ao vivo para os carregadores de inicialização GRUB e ISOLINUX para torná-los compatíveis com o recurso de persistência mencionado acima.
O SparkyLinux 6.6 vem com os sabores usuais apresentando os ambientes gráficos LXQt 0.16.0, Xfce 4.16, KDE Plasma 5.20.5 e Openbox 3.6.1 (MinimalGUI) e apresenta vários aplicativos atualizados como o navegador Mozilla Firefox 102.7.0 ESR, Cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 102.6.0 e suíte de escritório LibreOffice 7.0.4.
Se você quiser experimentar o SparkyLinux baseado no Debian Bullseye em seu computador pessoal, você pode baixar as imagens ISO do SparkyLinux 6.6 para sistemas de 64 ou 32 bits agora mesmo no site oficial.
Os usuários existentes do SparkyLinux 6 não precisam baixar os novos ISOs para manter suas instalações atualizadas, mas apenas para instalar as atualizações mais recentes usando a sparky-upgrade, ferramenta System Upgrade ou executar os comandos a seguir em um aplicativo emulador de terminal.
sudo apt update && sudo apt full-upgrade