SysLinuxOS 12 eleva a subestrutura no Debian 12 e traz outras melhorias

syslinuxos-12-eleva-a-subestrutura-no-debian-12-e-traz-outras-melhorias

A distribuição SysLinuxOS é um sistema Debian pré-configurado para integradores de sistema. A nova versão, o SysLinuxOS 12, que agora foi lançada não apenas atualiza a subestrutura, mas também oferece algumas outras melhorias.

O SysLinuxOS 12 oferece um ambiente de rede completo que é organizado para integrar várias ferramentas de software e possui uma interface gráfica amigável usando a área de trabalho do MATE. Além disso, ele foi desenvolvido para funcionar imediatamente, com todas as ferramentas de rede já instaladas por padrão.

SysLinuxOS 12

Ao contrário do Debian 12, o kernel 6.3.8 funciona no SysLinuxOS 12. Embora esta versão seja a versão estável atual, ela não receberá suporte de longo prazo. Além disso, o SysLinuxOS nomeia as interfaces de rede de acordo com o esquema antigo, como “eth0” ou “wlan0”. Os usuários também devem ter em mente que o os-prober permanece habilitado. Após uma atualização do Grub, esse componente do Grub reconhece todos os outros sistemas operacionais instalados e os adiciona ao menu de inicialização. Como “os-prober” também pode causar problemas, mais e mais distribuições o desativam – incluindo o Debian 12.

Após o lançamento do Debian 12, o SysLinuxOS 12 agora está disponível com vários aprimoramentos e novos recursos que o diferenciam do Debian 12. Algumas dessas melhorias fornecem funcionalidade adicional. Eleusa a área de trabalho Mate, e uma edição com uma área de trabalho Gnome será lançada em breve. Dois widgets Conky fornecem informações na área de trabalho, entre outras coisas, sobre a carga do sistema, o status da rede e os processos que estão trabalhando particularmente no momento. Os desenvolvedores do SysLinuxOS reorganizaram o menu Iniciar. O novo grupo “Networking” reúne todas as ferramentas para análise de rede.

Mais da nova versão

Essas ferramentas são principalmente baseadas em GUI, enquanto alternativas de linha de comando também estão disponíveis. O MATE traz um ambiente de desktop simples, organizado e ágil. O SysLinuxOS vem com inúmeras ferramentas úteis para integradores de sistemas. Isso inclui vários firewalls, como Gufw, Firewalld, Opensnitch e Shorewall. Suricata reconhece tentativas de invasão, e Fail2ban, Firejail, Firetools e Firewalk também ajudam a selar o sistema.

Os usuários podem escolher entre os simuladores de rede Packet Tracer 8.2.1 e GNS3, além de Sparrow Wifi. Vários pacotes de software também estão disponíveis para monitoramento, incluindo Cacti, Icinga, Monit, Munin, Nagios4, Zabbix-Agent2 e Zabbix-Fronted.

Para saber mais sobre essa nova versão da distribuição SysLinuxOS, consulte as notas de lançamento.A imagem ISO do SysLinuxOS 12 já pode ser baixada acessando a página de download da distro clicando aqui.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile