A distribuição Linux Ubuntu corrige o antigo suporte NVIDIA Wayland para GNOME e contrata engenheiros de desktop. Existem algumas informações interessantes como parte das atualizações desta semana do Ubuntu Desktop Team Integration Squad.
O grande desenvolvedor do GNOME, Daniel Van Vugt, da Canonical, continuou trabalhando em várias séries de patches interessantes. Ele continua hackeando o suporte de buffer triplo do GNOME Mutter, que é carregado pelo Ubuntu e Debian há algum tempo. Porém, ainda não chegou e, mesmo com as correções mais recentes, ele ainda está passando por revisão de código.
Dado que estamos a apenas algumas semanas do lançamento estável do GNOME 47 e após os vários congelamentos, parece muito improvável que o suporte de buffer triplo seja upstream para o GNOME 47.
Ubuntu corrige o antigo suporte NVIDIA Wayland para GNOME e contrata engenheiros de desktop
Uma solicitação de mesclagem do GNOME de Van Vugt que foi upstream na semana passada é uma correção de regressão para restabelecer o suporte ao EGLDevice. O suporte ao EGLDevice de Mutter acabou quebrando quando as alterações de thread do KMS foram mescladas no ano passado.
Sim, a NVIDIA abandonou o EGLDevice/EGLStreams com seus últimos lançamentos de drivers modernos, mas a série de drivers legados NVIDIA 470 em fim de vida continua a depender do EGLDevice/EGLStreams para suporte ao Wayland.
Assim, a pequena correção para o Mutter foi upstream para restaurar o suporte ao EGLDevice para satisfazer aqueles que executam o driver NVIDIA 470 Linux legado e desejam aproveitar o Wayland.
Também vale a pena mencionar a atualização de status do desktop Ubuntu desta semana é que a Canonical está trabalhando para contratar mais engenheiros de software de desktop. Van Vugt citou empregos de engenharia em andamento na Canonical para os interessados.
A Canonical continua contratando engenheiros de nuvem e IA/ML para várias funções de desktop em torno do trabalho com seus parceiros OEM como Dell, HP e Lenovo no Ubuntu para sistemas de pré-carregamento.
Veja esta postagem para as atualizações mais recentes da área de trabalho do Ubuntu.