Distribuição Linux Ubuntu 24.04 LTS aumenta o desempenho da série AMD EPYC 9004

Ubuntu 25.04 "Plucky Puffin" começa com otimizações padrão para -O3
Ubuntu logo

A distribuição Linux Ubuntu 24.04 LTS ajuda a aumentar ainda mais o desempenho da série AMD EPYC 9004. Com o kernel Linux atualizado, compilador e outras atualizações de software com o Ubuntu 24.04 LTS do próximo mês, aqueles que usam processadores de servidor AMD EPYC recentes, como os processadores EPYC Genoa (X) / Bergamo/Siena de 4ª geração, podem se beneficiar de um maior desempenho em relação à versão atual do Ubuntu 22.04 LTS.

Distribuição Linux Ubuntu 24.04 LTS aumenta o desempenho da série AMD EPYC 9004

O Ubuntu 24.04 LTS está usando o novo kernel Linux 6.8, o compilador GCC 13 como uma grande atualização em relação ao GCC 11, especialmente com suporte a “-march=znver4” e afins para aqueles nos mais recentes processadores AMD baseados em Zen 4, e muitas outras atualizações de software atraentes como Python 3.12 substituindo Python 3.10.

Assim, como acontece com a maioria dos lançamentos de suporte de longo prazo do Ubuntu, dada a duração de dois anos de melhorias de software, o Ubuntu 24.04 LTS está parecendo muito bom para aqueles em plataformas recentes da AMD (e Intel e ARM).

Imagem: AMD

Muitas mensagens de depuração estavam supostamente diminuindo a velocidade de alguns sistemas AMD Linux

Uma história interessante foi mencionada como parte das mudanças x86/misc enfileiradas para o kernel Linux 6.9: em alguns sistemas AMD sem nome, as mensagens de depuração NMI eram muito excessivas que realmente retardavam os sistemas.

Existem apenas alguns patches para a solicitação de pull x86/misc para a janela de mesclagem do Linux 6.9. As mudanças mencionadas são:

  • Corrigir uma verificação errada na função informando se uma CPU executa (ou não) um manipulador
    NMI
  • Ratelimit mensagens NMIs desconhecidas, a fim de não potencialmente abrandar a máquina
  • Outros fixlets.

É interessante notar que muitas mensagens de interrupção não mascarável (NMI) tinham o potencial de tornar os sistemas mais lentos. Isso acabou acontecendo em algumas plataformas AMD. O patch de um engenheiro da AMD tinha uma mensagem de patch:

“Em algumas máquinas AMD, mensagens NMI desconhecidas foram impressas no console continuamente ao usar o comando perf com o IBS. Foi relatado que ele pode desacelerar o kernel. Vamos limitar as mensagens NMI desconhecidas.”

Com o Linux 6.9, as mensagens NMI agora são limitadas à taxa para evitar a lentidão do sistema. Presumivelmente, o patch também será portado de volta para séries estáveis existentes.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile