O Ubuntu 24.04 LTS entra em seu congelamento de recursos. Agora entrando em março, o Ubuntu 24.04 LTS “Noble Numbat” entrou em seu período de congelamento de recursos antes de seu lançamento oficial em abril.
Com isso, o foco muda do desenvolvimento de recursos para a correção de bugs. No entanto, alguns recursos remanescentes ainda podem aterrissar – eles só precisam seguir o caminho de garantir uma exceção de congelamento de recursos. Entre os solavancos de versão ainda esperados para acontecer é Ubuntu 24.04 provavelmente para o lançamento com Linux 6.8, enquanto no momento ainda está no kernel v6.5 como com Ubuntu 23.10. Muito ansioso e ansioso para ver o Ubuntu 24.04 com o novo Linux 6.8 a ser lançado como estável na próxima semana ou duas.
O Ubuntu 24.04 LTS tem drivers gráficos Mesa 24.0, o compilador da série estável GCC 13, GNU Binutils 2.42, Glibc 2.39 e uma riqueza de outras atualizações de software a serem encontradas nesta próxima versão do Suporte de Longo Prazo. O instalador de desktop do Ubuntu 24.04 também viu algumas boas atualizações, melhorias para o Thunderbird Snap e muito mais.
Assim, com o anúncio de hoje, o Ubuntu 24.04 LTS está agora oficialmente em seu período de congelamento de recursos. O cronograma do Ubuntu 24.04 tem o congelamento da interface do usuário chegando em 21 de março, o congelamento de recursos do kernel em 29 de março, o congelamento de ativação de hardware em 1º de abril e o Ubuntu 24.04 beta em 4 de abril. Se tudo correr bem, o Ubuntu 24.04 LTS será lançado oficialmente em 25 de abril.
Ubuntu 24.04 LTS não terá suporte extra ao JPEG-XL
avia alguma esperança de que a área de trabalho Ubuntu 24.04 suportaria o formato de imagem JPEG-XL pronto para uso, mas isso não vai acontecer como uma mudança padrão. A distribuição Ubuntu 24.04 LTS não terá suporte extra ao JPEG-XL.
O engenheiro de software da Canonical Desktop, Jeremy Bicha, escreveu esta semana em uma atualização de status:
“Eu reconheci que não seremos capazes de obter suporte JPEG XL na instalação padrão do Ubuntu Desktop para 24.04 LTS, mas ainda há tempo para atualizar a biblioteca no Universe para que o suporte gdk-pixbuf esteja disponível para instalação.”
Assim, os usuários podem ser capazes de instalar o suporte JPEG-XL a partir do arquivo Ubuntu Universe, mas não parece que ele passará a barra para obtê-lo como parte da instalação padrão do desktop Ubuntu.
Isso segue o drama de um ano atrás do Google abandonando o JPEG-XL do Chrome. JPEG-XL é um formato de arquivo gráfico livre de royalties que visa ser um substituto universal para os formatos gráficos raster compactados com perdas e sem perdas existentes. O formato de arquivo e o sistema de codificação foram padronizados por cerca de dois anos.