Executar o Ubuntu em Macs Silicon da Apple é possível

Executar o Ubuntu em Macs Silicon da Apple é possível

Ubuntu Asahi é um projeto de comunidade que traz uma experiência de desktop Ubuntu completa para Macs Silicon da Apple. Então, é possível executar o Ubuntu em Macs Silicon da Apple.

Se você está familiarizado com os esforços para colocar o Linux em execução no silício da Apple, você já ouviu falar do projeto Asahi Linux, que é liderado por um desenvolvedor e engenheiro fenomenalmente talentoso chamado Hector Martin.

É o projeto Asahi fazendo o trabalho “grunhido” para fazer o Linux funcionar no silício da Apple. Esse feito monumental requer engenharia reversa, depuração, criação de novos drivers e todo tipo de esforço técnico para criar soluções técnicas para hardware não prontamente documentado.

No entanto, está valendo a pena – o Asahi Linux já é utilizável em Macs M1 e M2. Há até mesmo aceleração de GPU que permite que jogos pouco exigentes sejam jogados. Que isso é possível é uma prova das habilidades daqueles que trabalham no Asahi e também da maleabilidade do kernel Linux. Simplificando, o Linux nasceu para rodar onde não deveria.

Execute o Ubuntu em Macs M1 & M2

“Nosso objetivo é que todas as distribuições eventualmente integrem todo esse trabalho”, disseram os devs da Asahi em agosto, ao anunciar sua própria distro principal, o Fedora Asahi Remix, cujo objetivo é “prototipar como é essa integração” para outros projetos aprenderem.

Que é precisamente o que o projeto Ubuntu Asahi está fazendo.

Imagem: Ubuntu Asahi

Estritamente um esforço da comunidade (ainda não suportado pela Canonical – ainda), ele casa o maravilhoso trabalho de engenharia feito pelos devs da Asahai com a pilha de desktop do Ubuntu. É liderado por Tobias Heider, da Canonical, que trabalha como engenheiro de segurança e criptografia na empresa.

O objetivo é fornecer instalações estáveis e completas do Ubuntu para hardware de silício da Apple.

Embora dada a natureza formativa de tudo até agora (Linux é utilizável em Macs M1 e M2, mas se é utilizável o suficiente irá variar com base nas preferências e necessidades individuais).

Executar o Ubuntu em Macs Silicon da Apple é possível

Se você estiver interessado em aprender mais, visite a página do Ubuntu Asahi GitHub.

Imagens pré-construídas do Ubuntu 22.04 LTS e Ubuntu 23.04 estão disponíveis para teste (uma vez imagina que o Ubuntu 23.10 será adicionado em breve). O instalador incluído é capaz de ‘dual boot’ macOS e Ubuntu Asahi, o que é limpo.

(Quer saber como o Linux funciona em torno do ‘entalhe’ no MacBook Pro? Ele corta a tela para ocultá-la, e o ambiente de desktop em execução vê uma exibição retangular padrão. Os DEs podem optar por trabalhar com o entalhe, supondo que tenham o código para “trabalhar” com ele em vista).

Fonte

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile