Os desenvolvedores do Kodi tomaram a decisão radical de matar a versão pura para Ubuntu Linux. A equipe Kodi há muito tempo fornece Arquivos de Pacotes Pessoais (PPA) para usuários do Ubuntu que buscam versões atualizadas e não diluídas do popular player de mídia Kodi. Porém, agora esta equipe anunciou o fim do serviço. Esta decisão foi aparentemente tomada devido ao tempo gasto com o trabalho de manutenção desta possibilidade. Além disso, eles avaliaram que a atual evolução dos sistemas operacionais Linux (Ubunu e Fedora, por exemplo) já não impõe a necessidade deste tipo de pacote. Na verdade, cada vez mais, o mundo Linux tem feito uma migração para novas implantações e a modalidade de conteiners para distribuir os pacotes de programas.
Assim, a Fundação Kodi planeja o uso do Flatpak para aplicativos futuros. Essa mudança não apenas fornecerá um aplicativo Kodi “puro” mais sustentável, mas também estenderá sua acessibilidade a mais distribuições do que o PPA jamais poderia.
Kodi mata versão pura para Ubuntu Linux
A transição para compilações do Flatpak, no entanto, não está isenta de desafios e exigirá um esforço considerável para garantir que as novas compilações correspondam à qualidade e estabilidade que o PPA oferecia aos usuários do Linux.
Com o tempo, a equipe planeja torná-lo mais óbvio como um método de instalação e atualizará sua documentação de acordo. Para os usuários que preferem construir a partir da fonte, o Team Kodi diz que essa opção permanece disponível, como acontece com outras distribuições.
O Kodi PPA oficial estava disponível para o Ubuntu, e derivados como Lubuntu, versões não-Debian do Linux Mint, KodiBuntu, XBMCbuntu, e muitos outros.