Um cenário difícil de imaginar há apenas alguns anos, está cada vez mais concreto. A mais recente parceria entre a Microsoft e a Canonical é um anúncio hoje da disponibilidade nativa do .NET para hosts Ubuntu 22.04 LTS, bem como contêineres.
O .NET 6 da Microsoft agora está disponível no Ubuntu 22.04 LTS por meio de um simples comando em um Terminal:
sudo apt install dotnet6
Há também imagens de dispositivos sendo oferecidas agora com tempos de execução .NET 6 e ASP.NET.
A Canonical tem o orgulho de receber a plataforma de desenvolvimento .NET, uma das primeiras contribuições da Microsoft para projetos de código aberto, como uma experiência nativa em hosts Ubuntu e imagens de contêiner, começando no Ubuntu 22.04 LTS.
Os desenvolvedores .NET poderão iniciar sua jornada no Linux com o Ubuntu, beneficiando-se de patches de segurança oportunos e novos lançamentos.
Usuários e desenvolvedores do .NET 6 agora podem instalar os pacotes .NET 6 no Ubuntu com um simples
apt install dotnet6
comando. Imagens otimizadas, pré-construídas e de contêineres ultrapequenos também estão agora disponíveis para uso imediato.
Microsoft e Canonical anunciam .NET 6 nativo para Ubuntu 22.04 LTS
Além disso, com esta nova parceria, “a Microsoft e a Canonical estão colaborando para proteger a cadeia de fornecimento de software entre .NET e Ubuntu e para fornecer suporte de nível empresarial” .
A Canonical tem o orgulho de dar as boas-vindas à plataforma de desenvolvimento .NET, uma das primeiras contribuições da Microsoft para projetos de código aberto, como uma experiência nativa em hosts Ubuntu e imagens de contêiner, começando no Ubuntu 22.04 LTS.Os desenvolvedores .NET poderão iniciar sua jornada no Linux com o Ubuntu, beneficiando-se de patches de segurança oportunos e novos lançamentos.
Usuários e desenvolvedores do .NET 6 agora podem instalar os pacotes .NET 6 no Ubuntu com um simples comando apt install dotnet6. Imagens otimizadas, pré-construídas e de contêineres ultrapequenos também estão agora disponíveis para uso imediato.
Mais detalhes através do anúncio de hoje no Ubuntu.com.
Um passo calculado
Existem muitos aplicativos comerciais e corporativos já desenvolvidos usando a estrutura .NET. Ambos são baseados na web ou desktop. Não tenho certeza se os aplicativos existentes podem começar a ser executados no Ubuntu imediatamente. Essa é uma pergunta; Acho que precisamos esperar para ver.
Essa etapa pode demorar muito, já que uma série de eventos ocorreu em toda a narrativa “A Microsoft adora fontes abertas”.
Primeiro, a introdução do WSL, WSL2, depois a aquisição do GitHub e, em seguida, o licenciamento comercial da listagem de aplicativos de código aberto na lista da Windows App Store. E mais recentemente, o criador do systemd se juntou às novidades da Microsoft.
Todas essas dicas sobre a estratégia dominante penetrando lentamente nas áreas críticas. Como a Redhat já está estabelecida no mesmo setor, a Microsoft pode estar de olho em alguns negócios enquanto pega carona no Ubuntu.