O Ubuntu 22.04.1 LTS deveria ser lançado hoje. No entanto, contrariando todas as expectativas, a chegada agora foi adiada por uma semana depois de descobrir um problema no instalador que levou a Snaps, como o navegador padrão Mozilla Firefox, a falhar ao iniciar uma vez instalado. Assim, o novo Ubuntu 22.04.1 LTS está atrasado devido a um problema de instalação do OEM que leva a snaps quebrados.
Se você já atualizou para o Ubuntu 22.04.1 por meio de atualizações do APT, não há problema, pois esse bug do bloqueador do Ubuntu 22.04.1 afeta apenas novas instalações – e especificamente, realizar uma instalação OEM.
Este bug foi relatado na noite de quarta-feira que os Snaps semeados não serão lançados após uma instalação OEM do novo Ubuntu 22.04.1 LTS, com o Ubuntu 22.04 LTS original não sendo afetado.
Ubuntu 22.04.1 LTS atrasado devido a um problema de instalação do OEM que leva a snaps quebrados
Dado o foco que a Canonical coloca nos Snaps e com aplicativos padrão como o Firefox sendo distribuídos no formato Snap, esse é um problema sério. É um pouco surpreendente que isso tenha acontecido horas antes do lançamento planejado do Ubuntu 22.04.1 LTS, considerando que as instalações OEM e o lançamento do Firefox parecem que ambos devem ser bem cobertos pelos processos de CI/QA do Ubuntu.
Como tal, acaba de ser anunciado que o Ubuntu 22.04.1 LTS está sendo adiado para 11 de agosto para dar tempo de corrigir esse problema. Os desenvolvedores da Canonical já identificaram o problema e uma correção está em análise como um problema do Snapd. Confira um trecho do comunicado a seguir:
Um bug encontrado nos candidatos 22.04.1 atrasará seu lançamento até 11 de agosto para que possamos corrigir o bug e testar novamente a atualização. Este bug não existe na imagem atual do 22.04 e os usuários ou instaladores atuais do 22.04 não são afetados.
O problema foi identificado e uma correção está em análise, por isso estamos confiantes de que será resolvido em breve. No entanto, mover o lançamento para o dia 11 nos dará tempo para resolver o bug e testar a correção, e permitirá que os usuários planejem a atualização com uma data definitiva.
Esse problema afeta apenas novas instalações usando o modo de instalação OEM do Ubiquity e usando as imagens candidatas à versão para 22.04.1. Os usuários existentes e os usuários que instalam com as imagens 22.04 atualmente disponíveis não são afetados de forma alguma.