Ubuntu 22.10 otimiza uso da memória do servidor OpenSSH

Ubuntu adia atualizações não críticas do kernel Linux para setembro
Ubuntu logo

Como parte de um esforço mais amplo para reduzir o uso de memória do sistema no Ubuntu Linux, particularmente para casos de uso de servidor e contêiner/nuvem, o servidor OpenSSH do Ubuntu 22.10 mudou para um tipo de ativação baseada em soquete. Sendo assim, o Ubuntu 22.10 otimiza uso da memória do servidor OpenSSH. Além disso, há outras otimizações de RAM chegando.

O daemon OpenSSH do Ubuntu 22.10 agora só será iniciado quando houver uma solicitação de conexão recebida, em vez de executar o SSHD, independentemente de qualquer solicitação de conexão.

Ao não executar o daemon OpenSSH até que haja uma solicitação de conexão recebida, eles economizam cerca de 3 MB de memória do sistema e, no caso de VMs / contêineres LXD leves, que podem ser cerca de 5% do uso de memória para um contêiner Ubuntu 22.10 ocioso e novo.

Ubuntu 22.10 otimiza uso da memória do servidor OpenSSH

Ubuntu 22.10 otimiza uso da memória do servidor OpenSSH.

Essa mudança para ativação baseada em soquete para o servidor SSH é parte de um esforço mais amplo para tornar o Ubuntu Linux mais enxuto na frente do Ubuntu Server, especialmente para máquinas virtuais e contêineres. O engenheiro de longa data do Ubuntu, Steve Langasek, da Canonical observou:

Na Canonical, nos preocupamos em tornar o Ubuntu o mais eficiente possível em seu hardware e na nuvem, e é por isso que essa mudança foi feita como parte de um esforço maior para reduzir o consumo de memória padrão de nossas imagens. 

Uma imagem padrão do Ubuntu 22.04 LXD no momento do lançamento usava 65MiB de RAM, que em cinética agora usa 58MiB após essa alteração do OpenSSH; e mais melhorias estão em andamento, com a intenção de trazer as mudanças mais seguras para nossas imagens do Ubuntu 22.04 para melhorar o uso de memória para o maior número de usuários.

Portanto, mais ajustes estão em andamento para tornar o Ubuntu mais leve para esses casos de uso de servidor e algumas dessas otimizações voltarão ao Ubuntu 22.04 como a atual série de Suporte de Longo Prazo.

Há um esforço renovado da Canonical para diminuir a pegada de memória do Ubuntu, principalmente em torno de VMs e contêineres em nuvem.

Esse tratamento de ativação baseado em soquete para SSHD acontecerá automaticamente ao mudar para o pacote Ubuntu 22.10 mais recente. Então, para mais detalhes sobre esta mudança para os interessados ??através do Discourse do Ubuntu.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile