Ubuntu 23.10 chegou ao fim da vida útil!

Imagem da interface do Desktop do Ubuntu 23.10

O Ubuntu 23.10 “Mantic Minotaur” chegou ao fim de sua vida útil ontem, 11 de julho de 2024. Isso significa que ele não terá mais suporte de atualizações de software e segurança e você precisará atualizar para a versão mais recente.

Ubuntu 23.10, lançado em 2023

Apelidado de “Minotauro Mantic”, o Ubuntu 23.10 foi lançado no ano passado em 20 de outubro e é um lançamento provisório que recebeu apenas nove meses de suporte com atualizações de software e segurança.

O Ubuntu 23.10 foi alimentado pela série de kernel Linux 6.5 e apresentou o ambiente de desktop GNOME 45. A partir de agora, a Canonical não lançará mais atualizações de software e segurança para sistemas Ubuntu 23.10, o que significa que, com o tempo, suas instalações ficarão vulneráveis a todos os tipos de ameaças e ataques.

Portanto, é altamente recomendado que você atualize para o Ubuntu 24.04 “Noble Numbat”, que terá suporte por até 10 anos, já que é uma série LTS (Long Term Support).

O Ubuntu 24.04 LTS vem com o mais recente ambiente de desktop GNOME 46 e é alimentado pela série de kernel Linux 6.8. O GNOME 46 é um dos atrativos do Ubuntu 24.04, mesmo não trazendo grandes mudanças visuais, embora tenha ajustes de design. Mas há grandes avanços funcionais, como o desempenho geral, otimizado para priorizar a experiência do usuário ao abrir arquivos, navegar pelo sistema ou utilizar ferramentas nativas.

Imagem Ubuntu 23.10

A atualização do Ubuntu 23.10 para a versão mais recente

Se você deseja atualizar suas instalações do Ubuntu 23.10 “Mantic Minotaur” hoje, agora que ele chegou ao fim de sua vida útil suportada. A atualização não deve levar mais de 30 minutos para ser concluída, mas você deve fazer um backup recente dos seus arquivos mais importantes antes de atualizar, apenas no caso de algo acontecer durante o processo de atualização.

O Ubuntu

Ubuntu é um sistema operacional de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian e utiliza GNOME como ambiente de desktop de sua mais recente versão com suporte de longo prazo (LTS).

Geralmente é executado em computadores pessoais e também é popular em servidores de rede, geralmente executando a versão Ubuntu Server, com recursos de classe empresarial. Até 2017, o Ubuntu também estava disponível para tablets e smartphones, com a edição Ubuntu Touch.

A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. O sistema deve ser constituído principalmente por software livre e deve também ser isento de qualquer taxa.

Via: 9to5Linux