Ubuntu 24.04 LTS: Canonical diz que você já pode fazer upgrade

Canonical tenta incluir ferramentas de desempenho no Ubuntu 24.04 por padrão

Recentemente publicamos que muitos usuários estavam tendo sérios problemas ao fazer o upgrade de uma versão anterior para o Ubuntu 24.04 LTS. No entanto, a situação foi resolvida pela Comunidade Ubuntu e os usuários já podem fazer atualizações sem grandes problemas.

Desta forma, a tão esperada atualização para o Ubuntu 24.04 LTS agora está oficialmente disponível para todas as versões anteriores. E a melhor parte? Você pode fazer isso usando o atualizador GUI padrão, sem a necessidade de qualquer comando no terminal.

O Ubuntu 24.04 LTS foi lançado em 25 de abril. No entanto, os desenvolvedores da distribuição decidiram adiar as atualizações diretas para a nova versão devido a alguns bugs, incluindo um bastante grave. Embora esses problemas não tenham afetado todos (muitos usuários que atualizaram manualmente através da linha de comando não encontraram problemas), o risco ainda era grande.

Felizmente, essas questões foram resolvidas e a Canonical agora permitiu atualizações para o Ubuntu 24.04 LTS, também conhecido como Noble Numbat. Isso foi feito adicionando o Ubuntu 24.04 LTS ao arquivo de meta-lançamento que as versões mais antigas da distribuição verificam para ver se uma nova versão está disponível.

Se você está usando o Ubuntu 23.10, verá um alerta de atualização informando sobre a nova versão. No entanto, se você está usando o Ubuntu 22.04 LTS, não verá um pedido de atualização até agosto deste ano. Você pode estar se perguntando por que os usuários do Ubuntu 22.04 LTS têm que esperar até agosto?

Bem, as atualizações do Ubuntu LTS para LTS são tradicionalmente habilitadas apenas quando o primeiro lançamento pontual da nova série LTS é lançado. Para esta versão, será o Ubuntu 24.04.1 LTS, que será lançado em 15 de agosto. Você ainda tem dúvidas se deve ou não atualizar? Então temos um post que pode te ajudar, seria o Ubuntu 22.04 LTS vs Ubuntu 24.04 LTS.

Por padrão, uma versão Ubuntu LTS verificará apenas atualizações para novas versões LTS, que estão listadas em um arquivo meta-release-lts. Embora o Ubuntu 24.04 seja uma nova versão LTS, ele não é adicionado a esse arquivo até o primeiro lançamento pontual.