Ubuntu 24.10 agora padrão para Wayland na NVIDIA

Imagem com a logo do Ubuntu e o codinome Ubuntu 24.10 .

A distribuição Ubuntu 24.10 agora é padrão para Wayland na NVIDIA. Com o Ubuntu 24.10 previsto para lançamento em outubro, uma das mudanças planejadas foi a NVIDIA usar o Wayland em vez do X11 para a sessão de desktop padrão.

Desde a semana passada, a mudança já está em vigor para usuários diários do Ubuntu 24.10 que encontrarão Wayland-by-default ao usar o driver gráfico oficial NVIDIA Linux.

O driver gráfico proprietário da NVIDIA tem sido o obstáculo no Ubuntu em aderir à sessão do GNOME X.Org pronta para uso, em vez de Wayland, como tem sido o padrão nos últimos lançamentos ao usar outras GPUs e drivers.

Ubuntu 24.10 agora padrão para Wayland na NVIDIA

No entanto, para o Ubuntu 24.10, o plano é cruzar esse limite para a NVIDIA agora que seu driver oficial tem suporte a Wayland muito melhor e amadureceu em ótima forma. Particularmente com o próximo driver NVIDIA R555 atingindo estável muito em breve, o suporte Wayland está em ótima forma com recursos como sincronização explícita prontos para uso.

Daniel van Vugt, da equipe de desktop do Ubuntu, da Canonical, fez a mudança na semana passada para que o gerenciador de sessão GDM abandonasse seus patches NVIDIA-prefers-X11 para que os usuários do NVIDIA Linux encontrassem o Wayland sendo usado por padrão.

As notas de atualização do pacote GDM 46.0-2ubuntu2:

“Remova as regras específicas do Ubuntu que tornaram o Xorg o padrão para a Nvidia. Atualizado Revert-data-Disable-GDM-on-hybrid-graphics-laptops-with-v.patch para garantir que os drivers Nvidia 5xx sempre obtenham o Wayland como padrão, a menos que haja uma razão mais forte para que ele não funcione (como modeset foi desativado na linha de comando do kernel). Atualize também a descrição do patch com uma justificativa mais recente.”

O Ubuntu 24.10 estará no GNOME 47 quando for lançado em outubro, juntamente com uma série de outras atualizações para esta versão pós-LTS.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile