Ubuntu 24.10 vai se chamar Oracular Oriole

Ubuntu facilita uso de VMs no Windows e lança Authd para testes
ubuntu logo

Mal estreou a versão do Ubuntu 24.04 LTS e todos os seus sabores derivados, já começaram os trabalhos em torno da próxima versão. Pelo menos o codinome já está definido e o Ubuntu 24.10 vai se chamar Oracular Oriole.

Portanto, os desenvolvedores do Ubuntu começaram os trabalhos em torno da base sobre a qual a próxima versão de curto prazo da popular distribuição Linux será construída. O Ubuntu 24.10 será lançado em outubro de 2024 e, após o lançamento, receberá 9 meses de atualizações.

Ubuntu 24.10 vai se chamar Oracular Oriole

Ave que dá nome à nova versão do Ubuntu.

Caso tenham ficado curiosos em relação ao nome, Oracular é um adjetivo relacionado a um oráculo e Oriole é um pássaro. A expectativa é de que a versão nova traga muitos recursos interessantes ainda este ano.

Ubuntu 24.04 LTS

Alimentado pelo kernel Linux 6.8, o Ubuntu 24.04 LTS apresenta o mais recente ambiente de desktop GNOME 46, uma ferramenta gráfica de atualização de firmware totalmente nova chamada Firmware Updater, Netplan 1.0 para gerenciamento de rede de última geração, fonte Ubuntu atualizada, suporte para o deb822 formato para fontes de software, aumentado vm.max_map_countpara melhores jogos, e Mozilla Thunderbird como Snap por padrão.

Além disso, ele também vem com um instalador de desktop gráfico baseado em Flutter atualizado que agora é capaz de se atualizar e apresenta várias mudanças, como suporte para recursos de acessibilidade, instalações ZFS guiadas (não criptografadas), uma nova opção para importar configurações de instalação automática para provisionamento personalizado de modelo, como bem como novas opções de instalação padrão, como Seleção padrão (anteriormente Mínima) e Seleção estendida (anteriormente Normal).

O Ubuntu App Center baseado em Flutter foi atualizado com novos recursos e melhorias para melhor gerenciamento de pacotes. Além disso, o Ubuntu 24.04 LTS implementa prioridade adequada para o repositório “proposto” para evitar instalações interrompidas quando os usuários instalam atualizações potencialmente instáveis ??do repositório “proposto”.