O Ubuntu Blog destaca em uma de suas postagens a importância do Rust Schedulers para o futuro do design do micro-kernel. O Ubuntu/Canonical há algum tempo desenvolveu de forma intensa a programação Rust dentro do kernel Linux e um de seus engenheiros de kernel, Andrea Righi, escreveu um agendador Linux escrito por Rust com resultados promissores que aproveita o eBPF para carregá-lo dinamicamente em tempo de execução.
Embora o Ubuntu ainda não esteja se comprometendo a usá-lo como parte de sua distribuição, aparecer no blog do Ubuntu hoje foi mais um elogio para o trabalho e até mesmo falar sobre o potencial para um “design de micro-kernel” no futuro através do aproveitamento de Rust e eBPF.
Ubuntu Blog destaca importância do Rust Schedulers para o futuro do design do micro-kernel
Righi postou no blog do Ubuntu sobre como trabalhar em novas implementações de agendador Linux usando sched-ext para implementações de agendador carregado de eBPF, Rust e Ubuntu. Além das vantagens do desenvolvedor, a combinação pode gerar vantagens para o usuário final, como a capacidade de carregar agendadores otimizados com base nas cargas de trabalho do usuário e outros casos especializados, dependendo do usuário.
A postagem do blog continua a notar como “scx_rustland” pode ser utilizado com o Ubuntu 24.04, se desejado através de um PPA. Este trabalho do agendador Rust mostrou ser uma alternativa potencialmente viável para o agendador EEVDF padrão recentemente mantido no kernel.
A postagem do blog do Ubuntu conclui com:
“Estamos caminhando para um projeto de micro-kernel que tem o potencial de pavimentar o caminho para a certificação no Linux: no cenário mencionado, se o agendador de espaço do usuário falhar, as tarefas farão a transição sem problemas para o agendador padrão no kernel, garantindo a usabilidade contínua do sistema sem qualquer tempo de inatividade.
Isso sugere que uma abordagem semelhante poderia ser usada em outros subsistemas também, permitindo que o kernel Linux forneça sistemas totalmente redundantes e seguros contra falhas.”
Embora isso esteja fora do escopo da próxima versão do Ubuntu 24.04 LTS, é bastante intrigante ver esses comentários no blog do Ubuntu e em um momento em que a Canonical tem aumentado seu desempenho e equipes de engenharia. Será interessante ver que tipo de inovações nesta área eles podem estar buscando no futuro, com o trabalho scx_rustland já se mostrando bastante interessante por si só. Tempos interessantes pela frente.