Ubuntu Flavors/Spins não poderá mais instalar o Flatpak por padrão

Ubuntu Flavors/Spins não poderá mais instalar o Flatpak por padrão

As distribuições Linux derivadas do Ubuntu, os chamados Ubuntu Flavors/Spins não poderão mais instalar o Flatpak por padrão. Até este momento, isso era possível de obter por padrão. Embora o Ubuntu Linux não tenha fornecido suporte ao Flatpak pronto para uso devido à sua preferência de usar seu próprio formato de embalagem/distribuição de aplicativo Snap. Assim, os sabores/spins do Ubuntu até este ponto foram capazes de pré-instalar o suporte ao Flatpak, se assim o desejassem.

No entanto, a partir do Ubuntu 23.04 “Lunar Lobster” e daqui para frente, os sabores do Ubuntu não terão mais permissão para instalar pacotes Flatpak por padrão. O suporte Flatpak para o Ubuntu e seus sabores permanecerá disponível no arquivo do Ubuntu. Isso para que aqueles que desejam instalar o suporte Flatpak possam fazê-lo facilmente após a instalação. Essa mudança entrando em vigor com o ciclo 23.04 está fazendo com que nenhum tipo de Ubuntu tenha suporte Flatpak instalado por padrão e pronto para uso.

Ubuntu Flavors/Spins não poderá mais instalar o Flatpak por padrão

Philipp Kewisch, gerente de engenharia da comunidade da Canonical, anunciou a mudança de política em torno dos padrões de empacotamento de sabores do Ubuntu. O principal takeaway é:

Para manter esse foco e, ao mesmo tempo, oferecer opções ao usuário, o Ubuntu e suas versões consideram debs e snaps a experiência padrão. Os usuários têm a liberdade de escolha para obter seu software de outras fontes, incluindo Flatpak.

Uma maneira de instalar essas alternativas é e será continue a ser, disponível para instalação a partir do arquivo Ubuntu com um simples comando.Como parte de nossos esforços combinados, os sabores do Ubuntu tomaram uma decisão conjunta para ajustar alguns dos pacotes padrão no Ubuntu: No futuro, o pacote Flatpak, bem como os pacotes para integrar o Flatpak no respectivo centro de software, não serão mais instalados por padrão no próximo lançamento previsto para abril de 2023, Lunar Lobster. 

Os usuários que usaram o Flatpak não serão afetados na atualização, pois os sabores incluem uma migração especial que leva isso em consideração. Aqueles que não interagiram com o Flatpak receberão software dos repositórios do Ubuntu e da Snap Store.Acreditamos que isso melhorará a experiência pronta para uso do Ubuntu para novos usuários, respeitando a forma como os usuários existentes personalizam suas próprias experiências.”

Portanto, embora nenhum tipo de Ubuntu instale o suporte Flatpak por padrão em novas instalações, pós-instalação para o próprio Ubuntu ou os vários tipos, você pode continuar habilitando o suporte. Isso poderá ser feito via comando:

Terminal
sudo apt install flatpak

e se desejar que o repositório Flathub execute:

Terminal
sudo flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Ubuntu MATE, Kubuntu e Xubuntu, pelo menos, estão entre os sabores que pré-instalaram o suporte Flatpak pronto para uso para seus usuários.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile